Na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o Vem Pra Rua fará ato em mais de 20 cidades brasileiras em defesa da manutenção da regra atual. Ainda não há confirmação se haverá o ato em João Pessoa. No mesmo dia acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Vamos pressionar o STF para barrar este absurdo e o Congresso para que defina na lei e na constituição que a prisão deve ocorrer após condenação em segunda instância. Esta é a única forma de impedir que corruptos e poderosos fiquem impunes de seus crimes. Esta manifestação é mais importante do que o partido que você gosta ou o político em que você votou. Todos precisam ser pressionados para moral
O terceiro dia de julgamento da prisão em 2ª instância foi encerrado, nessa quinta-feira (24), quando o placar no Supremo estava em 4 a 3 a favor de manter a prisão. Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux votaram a favor da regra atual. Já Marco Aurélio Mello, relator das três ações contra a prisão, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski votaram pela revogação da prisão após a condenação em segunda instância. Restam os votos de Carmém Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e do presidente do STF, Dias Toffoli.
Na manhã deste sábado (26), as hashtags a favor e contra os atos convocados pelo Vem Pra Rua dominaram os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. O grupo ironizou a hashtag contra a prisão.
Fonte: JConline
Créditos: JConline