Um vídeo gravado pelo celular mostra o momento em que a moradora de São José do Rio Preto (SP), Sandra Machado Faria, que alega sofrer transtornos há 30 dias por causa um gavião, é atacada pela ave ao fechar o portão da própria casa, no bairro Jardim Soraia.
Nas imagens, é possível ver o gavião em cima do telhado da casa da frente. Em poucos segundos, ele alça voo e vai em direção à moradora, que se defende com uma assadeira na mão.
Em seguida, Sandra anda até o portão e tenta fechá-lo novamente, mas mais uma vez o gavião volta a atacá-la e a dona de casa precisa usar a assadeira como proteção para espantar a ave.
Segundo Sandra, a situação ocorre diariamente e tem a prejudicado, principalmente, na hora de levar a filha, de 6 anos, à escola e o filho cadeirante, de 2 anos, para receber tratamento na Associação de Apoio a Criança Deficiente (AACD).
Ao G1, a moradora contou que os ataques começaram depois que um casal de gaviões passou a habitar um ninho construído em uma árvore que fica no quintal do imóvel da família.
Toda vez que precisa sair da própria casa, Sandra alega que precisa pensar em uma estratégia para evitar os ataques da ave, que já lhe causaram ferimentos no rosto.
A dona de casa também afirma que essa é a terceira vez que gaviões utilizam o ninho da árvore para chocarem os ovos botados pela fêmea. No entanto, essa é a primeira vez que a ave passou a atacar.
“Eu não quero fazer mal nenhum para o casal. Tanto é que já convivi com eles antes, mas não sei mais o que fazer. Me preocupo com meus filhos.”, afirma Sandra.
Sem saber o que fazer, ela já ligou para a Polícia Ambiental, que foi até a casa da família, mas a orientou a não mexer no ninho para não prejudicar a reprodução dos gaviões.
Cansada da situação, a dona de casa afirma que resolveu gravar o vídeo para mostrar os ataques.
De acordo com o médico veterinário, Halim Atique Neto, não é comum seres humanos serem atacados por gaviões, mas a situação pode ocorrer quando a ave defende o ninho acreditando que os filhotes estão em perigo.
“Nesse caso é complicado, porque o ninho está dentro da casa da moradora. Mas realmente não há muito o que fazer. Ela não pode mexer nos ovos”, afirma o veterinário.
Fonte: G1
Créditos: G1