ouça

Quem vem lá? – Nos novos “dias de chumbo” o paraibano Pedro Osmar nos brinda com um manifesto a resistência! - Por Francisco Aírton


“Lá vem a barca chamando o povo”! É assim que fala Pedro Osmar, em mais um trabalho (coincidentemente o décimo segundo da batalha hercúlea do guerreiro), exaltando as questões sociais num grito visceral!

Então “Quem vem lá”? – O guerreiro cultural, Pedro Osmar, conclui nesse trabalho de 2014 (que necessariamente, não significa descansar), o que lhe determina a consciência inquieta de querer ver e fazer justiça, nos 12 trabalhos*, assim como na mitologia!
Mais atual do que nunca, “Quem vem lá”? vai mais além que um disco (CD), é um documento impresso, falado, um grito rasgado… e antes de ser um grito angustiado, é determinado! E foi com essa inquietação que o grupo Jaguaribe Carne foi formado em 1974, em plena ditadura militar, pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, que na época residiam no bairro do Jaguaribe no centro de João Pessoa, um movimento além da música. Foi um dos primeiros grupos a fundir elementos estéticos da música experimental e da performance com elementos da música folclórica local. Um grupo de “guerrilha cultural”.

“…E vem no vento e vem na cor, e vem de dentro e vem da dor…” Em dias tão atuais e sombrios, o disco parecia querer antecipar-se ao caos em que nos encontramos com um governo saído do mofo das paredes úmidas dos doloridos porões e que nos ameaça a todo instante com tesouras e lacres! Quem vem lá? É a bandeira que teima em tremular dizendo que ainda não será dessa vez que iremos nos calar!

Então, como os próprios versos nos alertam: “…Nunca jure lealdade a qualquer poder. Todos os poderes te trairão. Todos os “foderes” te trairão”! Muito cuidado pois “Só tem bandido nessa festa”. No disco/denúncia, Pedro Osmar exalta os guerrilheiros contemporâneos e aos que lhe antecederam em versos “Dê água de beber aos que ousaram construir o amanhecer” e abre os seus braços para o povo e o movimento que tanto o inspirou, “Fala e ama e Jaguaribe está amando. Tô de braços abertos pra você”!

O disco Quem vem lá? reúne, ainda, importantes nomes da música paraibana como Chico César, Paulo Ró, Vanessa Moreno, Escurinho, Carroça de Mamulengo, Leila e Yasser Chaaban, Dida Fialho, Xisto Medeiros, Guegué Medeiros e Marcos Alma (que também produziram o disco), dentre outros.

Ouvir Quem vem lá? eu não diria que foi uma grata surpresa. Foi, na verdade, um grande prazer!

Ouça no Spotify! 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Francisco Aírton