No século 18 um curandeiro chamado Pai Mateus escolheu um “mar de pedras” para morar. Numa gruta nascia a lenta do Lajedo de Pai Mateus, localizado na cidade de Cabaceiras, a 180 km de João Pessoa.
A formação rochosa é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Um dos blocos mais famosos é a Pedra do Capacete, por seu formato peculiar. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.
O lajedo fica a cerca de 25 km do centro de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e localiza-se numa propriedade particular.
Em 1979 o médico Crysóstomo Lucena adquiriu a propriedade onde, posteriormente, construiu o Hotel Fazenda Pai Mateus. Durante anos dedicou-se às atividades agropecuárias tradicionais e no ano de 1997, após a visita do geólogo Eduardo Bagnoli, decidiu de forma pioneira iniciar com recursos próprios as atividades de entretenimento na região, com a construção do Hotel para dar apoio aos visitantes do Lajedo de Pai Mateus e seus adjacentes. O hotel oferece trilhas e passeios guiados.
Após firmar parceria com as operadoras de turismo Scandinavian Leasure Group ( Suécia) e Manary Ecotours (Natal) passaram a receber periodicamente milhares de turistas de todos continentes, principalmente europeus da Escandinávia.
Informação sobre reservas e preços: http://www.paimateus.com.br/
Confira uma apresentação feita pelo guia Alves de Farias:
VEJA IMAGENS:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba