'Noite do talento paraibano'

MARCÉLIA, SOIA E ZEZITA PREMIADAS: Longa 'Pacarrete' leva oito troféus no 47º Festival de Gramado - VEJA TRAILER

 

O longa cearense “Pacarrete” saiu consagrado do 47º Festival de Gramado , levando oito troféus, incluindo os de melhor filme (tanto pelo júri quanto pelo público), atriz (Marcélia Cartaxo), direção e roteiro (Allan Deberton). A cerimônia aconteceu na noite deste sábado, na Serra Gaúcha. Algumas pessoas jogaram gelo em artistas que protestavam contra censura no tapete vermelho (leia mais abaixo).

Recebido com aplausos de pé, “Pacarrete” era o favorito desde a sua exibição na terça-feira (20). Os elogios foram direcionados especialmente à performance da atriz Marcélia Cartaxo, que venceu um Urso de Prata no Festival de Berlim por “A hora da estrela” (1985), de Suzana Amaral.

O diretor Allan Deberton também produz a série “Transversais”, uma dasobras com temática LGBTQ+ listadas no edital suspenso pelo governo na semana passada. Ao receber o Kikito de direção, o cineasta beijou o troféu e citou o caso:

— O presidente falou que a série iria para o saco. Eu vou fazer mesmo assim — afirmou o diretor, sendo aplaudido.

“Pacarrete” é inspirado na história real de uma mulher de Russas, no interior do Ceará. Bailarina e ex-professora, a personagem sonha em se apresentar na festa da cidade. Com voz estridente, grita frases desconexas pelas ruas — e é simplesmente tachada de louca pelos moradores.

— Dedico o prêmio a Pacarrete, mulher, artista e exemplo de resistência. Todo artista precisa resistir. Viva o cinema brasileiro. Aceitamos ajuda internacional: salve a Amazônia — discursou Marcélia Cartaxo.

Fonte: Globo
Créditos: Globo