O Grupo Globo desmentiu, nesta sexta-feira (23), uma onda de fake news sobre incêndios na Amazônia brasileira, inclusive contestando informações postadas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e outros famosos.
Na edição de ontem, após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, a Globo desmentiu personalidades que usaram imagens antigas – e de outros lugares – para dar a entender que eram incêndios na floresta brasileira. A modelo Gisele Bundchen, o ator Leonardo DiCaprio e o futebolista Cristiano Ronaldo também foram desmentidos pelo telejornal.
Mesmo alertando sobre as notícias falsas, o JN mostrou dados reais sobre as queimadas na Amazônia, alertando que elas não são as maiores dos últimos tempos, mas estão provocando consequências climáticas e até conflitos diplomáticos para o Brasil.
Durante o programa ‘GloboNews em Pauta’, no canal fechado do grupo, o jornalista e correspondente internacional Jorge Pontual afirmou que a polêmica sobre a Amazônia “chegou a um nível de histeria e muitos erros”.
“Infelizmente, o que estamos vendo, é uma repetição de coisas erradas e fotos antigas que são dadas como atuais. É muito triste, porque o desmatamento da Amazônia e as queimadas são problemas seríssimos, mas a reação [frente a tudo isso] perdeu as estribeiras. Veja, por exemplo, o tuíte do presidente da França, existem vários erros, a foto foi publicada em 1989 pelo jornal The Guardian, então o presidente francês devia checar primeiro. A amazônia não é o pulmão do planeta, isso é uma metáfora velha e errada, ela [Amazônia] não produz 20% do oxigênio. Está errado e todo mundo nas redes sociais está repetindo esse erro”, afirmou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba