Debate Acalorado

'Usamos publicações científicas, não a balela que vocês usam', afirma ex-diretor do Inpe durante discussão com ministro do Meio Ambiente

No último sábado(10) o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Riardo Galvão, discutiu com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a discussão Galvão teria disparado uma dura crítica ao modo do presidente Jair Bolsonaro governar o país e o uso que o mesmo faz das redes sociais para comandar as pautas nacionais.

No último sábado(10) o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Riardo Galvão, discutiu com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a discussão Galvão teria disparado uma dura crítica ao modo do presidente Jair Bolsonaro governar o país e o uso que o mesmo faz das redes sociais para comandar as pautas nacionais. “Nós [do Inpe] usamos as publicações científicas, não a balela que vocês usam, coisa de Twitter”, afirmou Galvão acerca do debate que nasceu após críticas do presidente aos dados do desmatamento da Amazônia apresentados pelo instituto.

Já o ministro do Meio Ambiente respondeu que os dados do Inpe não seriam mentirosos, como alegado por Bolsonaro, mas que dariam margem para “interpretações sensacionalistas”. O ministro também criticou o fácil  acesso aos números por parte da imprensa, “A imprensa teve acesso a isso antes do Ibama, um repórter sabia dos dados antes do próprio órgão. Isso é inadmissível”.

“Eu não tenho dito que os números estão manipulados, mas que a forma de se apresentar os números está, prosseguiu Ricardo Salles. Neste momento Ricardo Galvão que foi acusado pelo presidente Jair Bolsonaro de estar a serviço de interesses de alguma ONG interviu defendendo o Inpe e a sua própria imagem, “O presidente da República chamou os dados do Inpe de mentirosos. Ele acusou todos os cientistas do Inpe de terem cometido crime de falsidade ideológica. Ele me acusa de estar a serviço de uma ONG internacional. Eu não sou uma criança, eu tenho uma respeitabilidade internacional enorme. O presidente da República me acusa. Não acha isso errado ministro?”.

O ministro defendeu o presidente afirmando que ele seria “uma autoridade política que tem liberdades”, em seguida ele criticou o que definiu como falta de autocontrole da parte de Ricardo Galvão quando ao ser entrevistado ele teria afirmado que o presidente agia “como quem fala em botequim”.

https://youtu.be/GqH7o3TUQFg

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações do Notícias ao Minuto