Quase metade dos 45 esportistas que defenderão o Brasil no Atletismo, nos Jogos Pan-Americanos, estão aqui em Lima, no Peru. Entre os favoritos para conquistar medalhas para País estão as equipes masculina e feminina do revezamento 4x100m. As provas acontecem a partir do próximo domingo (4).
Os homens chegam à competição continental como atuais campeões do mundo. O quarteto Rodrigo, Paulo André, Derik e Jorge sabem da responsabilidade que têm desde maio deste ano, quando conquistaram o mundial no Japão. “O mais difícil depois de ganhar é e se manter no topo. Todo mundo quer nosso lugar. Mas estamos com o mesmo grupo, tudo pronto e agora é só correr”, contou Rodrigo, de 24 anos que disputa seu segundo Pan.
“Estamos vindo de um título inédito. Começamos a temporada muito bem, a ideia é manter e precisamos terminar bem”, completou o Paulo André, de 21 anos.
O time feminino chega confiante para o pegar um lugar no pódio. No último mundial de revezamento e quarteto brasileiro terminou em quarto. “Ficamos uma lasquinha da medalha. Estamos bem empolgadas esperamos uma medalha, independentemente da cor”, afirmou a esperançosa Vitória, de 23 anos.
“Quarto lugar doí! Estamos treinando bem e animadas. Viemos para conseguir uma medalha e é uma expectativa muito grande”, disse Lorraine, de 19 anos.
100m e 200m
Um brasileiro não conquista os Jogos Pan-Americanos nos 100m desde 1991, em Havana. Robson Caetano foi o campeão. Paulo André é um dos nomes fortes para conseguir acabar com esse jejum, seu melhor tempo da carreira é de 10s02, feito em abril pela segunda vez. O único brasileiro a correr na casa dos 10s, também foi o Robson.
“Estou estreando! O mais difícil já foi. Agora é a parte mais gostosa competir. Quero muito uma medalha no individual. Quero melhorar a minha marca”, contou Paulo André. Se ele conseguir o objetivo de baixar a marca, o sonho mais possível. Nunca um ouro no Pan foi abaixo dos 10s.
As mulheres chegam para lutar por um pódio e o índice para correr o Campeonato Mundial de Atletismo, em Doha, de 28 de setembro a 6 de outubro.
Na história do Pan, o Brasil tem 173 medalhas no atletismo, 58 de ouro, 50 de prata e 65 de bronze.
O restante dos atletas da delegação chegam a Lima, no próximo domingo.
Fonte: R7
Créditos: Polêmica Paraíba