A partir de uma reunião agendada para setembro com a Executiva Nacional do Partido Verde, em São Paulo, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, dará a partida para preparar a agremiação que comanda na Paraíba com vistas a ter uma atuação decisiva nas eleições municipais do próximo ano. O prefeito afirmou estar afinado com a cúpula nacional, citando como exemplo a vinda, nos últimos dias, do presidente nacional José Luiz de França Penna, para cumprir roteiro de contatos com ele e com outras lideranças em João Pessoa. Numa entrevista ao programa “Correio Debate”, da rádio 98 FM, o alcaide frisou que não pretende antecipar o debate sobre as eleições de 2020 mas cogita, no tempo certo, definir o candidato do grupo para a sua sucessão.
A reunião prevista para ocorrer em São Paulo, a seu ver, abrirá oficialmente o processo de discussões em torno do pleito. Luciano garantiu que o candidato do seu esquema a prefeito da Capital será escolhido sem imposições e deverá agregar perfil de competitividade para ganhar o pleito, dando sequência ao trabalho que vem sendo executado desde 2013, quando ele se investiu no comando da gestão pela primeira vez. “A nossa intenção é a de fazer o debate eleitoral com muita maturidade e equilíbrio, tendo em vista, prioritariamente, o fortalecimento dos quadros do Partido Verde”, ressaltou ele. Na sua opinião, o grupo que lidera dispõe de grandes quadros e no momento oportuno será apresentado um nome que tenha respaldo junto ao eleitorado de João Pessoa.
Cartaxo abordou as relações da prefeitura da Capital com os governos estadual e federal, salientando que, no primeiro caso, o ideal seria a existência de obras conjuntas mediante parceria institucional e republicana, mas que se o governador João Azevêdo (PSB) optar por tocar obras sozinho a gestão municipal que ele comanda não será empecilho para que elas sejam executadas. No que toca ao relacionamento com o governo federal, o alcaide alertou que não pode, em nome da continuidade do projeto que está desenvolvendo, fechar canais de entendimento com a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que pode facilitar o encaminhamento de demandas indispensáveis.
– Desde que assumi a prefeitura de João Pessoa, venho procurando viabilizar iniciativas com recursos próprios, sem deixar de ter um olhar atento para as parcerias viáveis. É verdade que, da parte da administração federal, não tem saído recursos novos, mas nós temos atuado para liberar os recursos antigos, já empenhados, e contemplar a cidade com novos investimentos, correspondendo às expectativas e ás cobranças legítimas por intervenções em prol do benefício coletivo – expressou Luciano Cartaxo. Nos últimos dias, o gestor chegou a anunciar R$ 208 milhões em ações e obras a serem inauguradas ou iniciadas, e que se espalham por toda a cidade, contemplando áreas como habitação, saúde, mobilidade urbana, educação, desenvolvimento social e infraestrutura. O modelo de gestão por resultados tem permitido a consecução de um planejamento realista – acentuou Luciano Cartaxo, na entrevista.
Ele concluiu asseverando que será mantido o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de João Pessoa e que a filosofia contempla, igualmente, o planejamento para os próximos anos, “preparando a cidade para o modelo sustentável e inovador”. Deu ênfase a projetos que tiveram repercussão nacional e internacional e que colocaram João Pessoa no rol das localidades criativas. “Até o último dia da nossa gestão, ainda teremos investimentos valiosos para implementar na Capital paraibana”, finalizou o gestor.
Fonte: Os Guedes
Créditos: Os Guedes