Trabalhar com tecnologia no sertão paraibano, mais especificamente com automação comercial e segurança digital, pode ser desafiador – e é justamente de olho nesse nicho que a AM3 Soluções abriu as portas, no ano de 2010 em Cajazeiras, com ajuda do Sebrae Paraíba. Depois de participar de um Empretec, ofertado pela instituição, o empresário Marcelo Martins percebeu a oportunidade de negócio e abriu a própria empresa, que já fornece os seus serviços a empreendimentos localizados em mais de 50 cidades do país.
Por ter participado da capacitação do Sebrae, o empresário garantiu vantagem competitiva ao já ter identificado os pontos fortes e fracos do negócio, além das principais estratégias a serem desenvolvidas inicialmente. De acordo com Marcelo Martins, a principal dificuldade a ser enfrentada desde o começo foi a de encontrar mão de obra qualificada. Dessa forma, para driblar esse problema, ele optou por investir maciçamente em capacitação para si mesmo e sua equipe de trabalho, contando, neste caso, com a ajuda do Sebrae.
De apenas um funcionário em 2010, atualmente a empresa conta com 18 colaboradores. “Todos fizemos pelo menos 100 cursos, entre ofertados pelo Sebrae e outras instituições. Além de gestão do negócio, também focamos em capacitações de marketing para ampliar o leque de clientes”, afirmou Martins. Hoje, os clientes da empresa vão desde supermercados, empresas de confecção e construção até indústrias de produção têxtil.
O empreendedor Marcelo Martins também contou que nem tudo foi fácil. Com cinco anos de empresa, a carga tributária começou a pesar e foi nesse momento crucial que ele precisou repensar seu modelo de negócio para não diminuir a equipe nem fechar as portas. Mais uma vez, ele recorreu ao Sebrae. “Além de planejamento estratégico, participei de muitas missões técnicas também, o que me ajudou a buscar melhorar sempre”. Agora, a empresa passa por um momento de diferenciação no mercado, com abertura para inovação e foco na aprendizagem criativa e startups.
Fonte: Ekonomy
Créditos: Ekonomy