A região turística de Bang Khun Thian, em Bangcoc (Tailândia), tinha, além dos templos, uma grande atração turística. Tratava-se de Uncle Fatty (Tio Gordo), um macaco superobeso que virou celebridade. Ele não parava de engordar, comendo muito fast food e tomando sucos industrializados e refrigerantes, como mostram fotos que viralizaram no Twitter e em outras redes sociais da internet.
O símio sedentário chegou a pesar 27 quilos (contra 10 quilos de um macaco da espécie considerado normal). Em 2017, Uncle Fatty acabou recolhido por agentes florestais e forçado a fazer uma rigorosa dieta aliada a exercícios físicos.
Após perder 8% do peso, o macaco foi reintroduzido na vida selvagem, acompanhado por veterinários. Turistas foram orientados a não alimentar Uncle Fatty. Mas todos os cuidados não surtiram o efeito esperado. Uncle Fatty voltou a engordar.
Agora, funcionários do parque onde Uncle Fatty vivia e veterinários temem que ele esteja morto. O macaco não é visto desde 26 de fevereiro.
De acordo com veterinários, quando macacos se sentem muito debilitados, eles costumam se isolar em mata fechada para que outros símios não os vejam morrer. Pouco antes do desaparecimento, Uncle Fatty vinha recusando comida.
“Ele parecia exausto e não queria comer muito”, comentou Kavinaphat Mongkoltechachat, presidente da ONG We Love Monkey Club.
Apesar do temor, as buscas pelo macaco continuam.
Fonte: Extra
Créditos: Extra