O virologista brasileiro Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, membro do Instituto Evandro Chagas e considerado um dos maiores especialistas do mundo em vírus transmitidos por insetos falou sobre a situação do Brasil em relação ao combate contra possíveis epidemias. Segundo ele atualmente no Brasil pelo menos três vírus que ainda encontram-se restritos as áreas silvestres poderão espalhar-se por todo o país.
Segundo o médico um deles seria o mayaro, que foi descoberto no Rio de Janeiro por membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo Pedro Fernando o mayaro possui sintomas semelhantes aos da chicugunha: dores nas articulações intensas e incapacitantes. Ele ainda afirmou que atualmente não há nenhum tipo de vacina ou tratamento específico para o vírus.
Ele ainda afirmou que diferente da Europa e dos EUA em que a maioria das transmissões dos vírus ocorrem em parques e jardins, no Brasil os mosquitos encontram-se dentro das residências, tornando a possibilidade de uma epidemia ainda mais difícil de controlar. Segundo ele o outro fator determinante para que seja difícil combater estas doenças no Brasil é o clima que é muito favorável a proliferação dos mosquitos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações de O Globo