opinião

Recuo ou Estratégia de Ricardo? - Por Hermes Aquino

Vamos continuar acompanhando os desdobramentos para sabermos se de fato o ex-governador calçou literalmente “as sandálias da humildades”.

O aparecimento do ex-governador, neste último sábado (01), ao lado do Governador João Azevedo para participar do Orçamento Democrático Estadual (ODE) em João Pessoa começa a dar sinais de uma reaproximação.
O fato gera surpresa, porque no sábado passado, Ricardo Coutinho utilizou de palavras duras sobre o governo de João, durante uma entrevista coletiva na cidade de Cajazeiras; e quase que simultaneamente o Governador João Azevedo chegou a dizer que “quem não estiver satisfeito, rompa”.

As trocas de farpas estavam constantes, e o “pombo-correio” era a imprensa. Para se ter uma ideia, já estava se tornando corriqueiro ver jornalista indagando a ambos como estaria o relacionamento político entre eles.

Entretanto, essa semana, o ex-governador Ricardo Coutinho, com a inteligência política que lhe é peculiar, talvez tenha observado que não seria interessante provocar um “racha” com o Governador; assim, diante de uma possível reflexão e também de forma estratégica, preferiu recuar e voltar a ter entendimento com João Azevedo a quem ajudou a eleger na eleição do ano passado.

Ricardo mais do que ninguém sabe que se não “encontrar nenhuma pedra no meio do caminho” (Carlos Drummond) poderá ser o futuro prefeito de João Pessoa. E para garantir a sua volta como gestor da capital da Paraíba precisará do apoio do Governo do Estado; e mais ainda, da sua base política, que tem dado todo apoio ao projeto vitorioso do socialista.

Esse reaparecimento de Ricardo foi, sem sombras de dúvidas, uma ducha de água fria nas pretensões da oposição que já começava a ensaiar um tímido apoio às medidas tomadas recentemente pelo Governador João Azevedo.
Diante de tudo isso, é preciso que o ex-governador busque também uma reconciliação com o G10, grupo que sempre lhe apoiou e que ultimamente ele também tem trocado farpas.

E assim seguimos acompanhando os próximos fatos em busca de uma melhor análise desse ressurgimento. É preciso estar atento porque tudo pode mudar repentinamente!

Mas como dizia o grande escritor areiense José Américo de Almeida “Ninguém se perde na volta”. Ricardo sabe a importância da continuidade do projeto que ajudou a construir e foi o grande protagonista.

Vamos continuar acompanhando os desdobramentos para sabermos se de fato o ex-governador calçou literalmente “as sandálias da humildades”. A Paraíba precisa continuar crescendo. Esperamos que tudo que aconteceu tenha sido “uma nuvem passageira”

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Polêmica Paraíba.

Fonte: Hermes Aquino
Créditos: Hermes Aquino