irregularidades

Mais de 15,5 mil títulos eleitorais são cancelados na Paraíba, diz TSE

Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa e, em seguida, pode fazer a regularização da situação no seu cartório eleitoral

Ao todo, 15.512 títulos eleitorais da Paraíba foram cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o prazo de regularização, que se estendeu até o dia 6 de maio. Estavam irregulares 16.436 títulos. Desses, apenas 767 regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral.

Em João Pessoa, dos 6.216 eleitores com situação irregular, apenas 7% regularizaram a situação, isto é, 321 em números absolutos. Na capital, 5.832 eleitores tiveram os títulos cancelados. Já em Campina Grande, 2.112 títulos foram cancelados. Em Patos, o número foi de 539.

Para saber se o título foi cancelado, é preciso entrar no site do TSE e acessar a área de serviços ao eleitor. A consulta pode ser feita por nome ou título da situação eleitoral. Outra possibilidade é ir até qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.

Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa e, em seguida, pode fazer a regularização da situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

A regularização do título cancelado só será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB