Assim que o árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro iniciar amanhã (09) o confronto entre Botafogo-PB e Náutico, pela semifinal da Copa do Nordeste, a história vai estar sendo feita. A equipe paraibana nunca havia disputando fase tão avançada da competição regional.
O histórico indica equilíbrio entre paraibanos e pernambucanos. Desde 1977, o confronto já ocorreu 17 vezes em competições oficiais, sendo 6 vitórias para cada lado, 5 empates, com 23 gols marcados pelo Xerife e 27 pelos recifenses.
Pelo Nordestão, torneio no qual o primeiro confronto ocorreu em 1994, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e terminou empatado em 2 a 2, o pareamento de forças permanece. São 10 embates, com 3 vitórias tanto para o time pessoense, quanto para o alvirrubro, além de 4 empates. Em gols anotados o placar está em 18 a 12 para os visitantes.
Alcançar a final será um feito inédito para os dois clubes no torneio que já foi conquistado por seus rivais.
Para continuar fazendo história e manter o sonho do título vivo, o Belo precisará superar o Timbú, em jogo único nesta quinta-feira, às 19h15, no estádio Almeidão. Caso a partida termine empatada, a vaga na final será decidida nos pênaltis.
Alguns confrontos do histórico:
Primeiro jogo oficial: Náutico 2×1 Botafogo – Campeonato Brasileiro da Série A em 1977;
Último jogo oficial em casa: Botafogo 4×0 Náutico – Campeonato Brasileiro da série C em 2018;
Primeiro pelo Nordestão: Náutico 2×2 Botafogo – 1994;
Último pelo Nordestão em casa: Botafogo 2×1 Náutico – 2018;
Maior goleada: Náutico 8×2 Botafogo – Campeonato do Nordeste em 2002.
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida