Uma entrevista realizada pelo jornalista Kennedy Alencar com o ex-presidente Lula na sexta-feira (03), na sede da Polícia Federal, em Curitiba, gerou polêmica neste sábado (04). O motivo não foi nenhuma declaração do entrevistado, mas a informação, divulgada pelo Instituto Lula, de que a RedeTV! teria desistido de exibir a conversa. A emissora nega.
O blog tem a informação de que a BBC World News pediu exclusividade a Kennedy Alencar para exibir a entrevista. Ela deve ser exibida no próximo sábado (11). A relação do canal britânico com o jornalista brasileiro remonta a 2018, quando ele realizou o documentário “What Happened to Brasil”, apresentado em janeiro deste ano.
Exibido em três episódios de 23 minutos, o documentário busca entender o que aconteceu nos últimos cinco anos no Brasil, das manifestações de junho de 2013 à eleição e posse de Jair Bolsonaro.
Kennedy entrevistou quatro ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Lula (por carta, já que na ocasião não foi autorizado pela Justiça a falar), Dilma Rousseff e Michel Temer. Também são ouvidos o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF na época do impeachment, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Bolsonaro e Sergio Moro foram convidados a dar entrevistas, mas recusaram. Moro respondeu por escrito à carta de Lula.
Como o blog informou na época, a produtora do jornalista, a K.doc, foi contratada pela BBC World News e, no Brasil, buscou apoio da RedeTV! para a realização. O roteiro foi aprovado pela BBC e a finalização, incluindo a narração, em inglês, foi feita em Londres.
O pedido de entrevista de Kennedy com Lula, feito em 2018, foi liberado esta semana, na sequência de uma decisão do STF que autorizou os jornalistas Monica Bergamo, da “Folha”, e Florestan Ferndandes Júnior, do “El País”, a entrevistarem o ex-presidente.
Assim como fez na época do documentário, a RedeTV! deu apoio logístico a Kennedy na realização da entrevista nesta sexta-feira. A hesitação da emissora em exibi-la foi resolvida com o pedido de exclusividade da BBC.
Em nota, a emissora brasileira informou: “A RedeTV! foi contratada no ano passado pela BBC World News e pela K.doc para gravar entrevistas para a série-documentário de três capítulos. Realizou 12 entrevistas, três das quais com ex-presidentes da República. A série, chamada ‘What Happened to Brazil’, foi transmitida internacionalmente em janeiro pela BBC. A entrevista com Lula foi solicitada à época como parte desse projeto. Liberada agora pela Justiça, foi gravada na última sexta-feira. A entrevista será usada pela BBC World News com exclusividade, numa sequência da produção desenvolvida no ano passado. Todos os direitos sobre imagens e direção editorial são da BBC.”
A entrevista de Lula à “Folha” e ao “El Pais” também repercutiu além das declarações do ex-presidente. No caso, pelo fato de a Globo e a Record não terem divulgado nenhuma informação a respeito.
Fonte: UOL
Créditos: Mauricio Stycer