Vai começar o Campeonato Brasileiro da Série C! Nesta temporada, a competição vai contar com um Grupo A composto apenas por clubes da região Nordeste, um fato curioso e importante, afinal, a disputa promete ser muito equilibrada. E no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB, experiente na competição e forte candidato ao acesso, recebe o Ferroviário, atual campeão da Série D. A partida, válida pela primeira rodada, está marcada para as 17h na capital da Paraíba.
Tricampeão paraibano, o Botafogo-PB jamais entrou numa Série C da Era Moderna tão forte quanto neste ano. O time comandado por Evaristo Piza faz uma campanha de respeito em 2019, faturou o estadual sem grandes dificuldades, além de estar na semifinal da Copa do Nordeste, sendo a única equipe invicta. Tudo isso para chegar bem cotado ao principal objetivo da temporada: conquistar o acesso à Série B de 2020.
Do time campeão da Paraíba, o Botafogo-PB conta com reforços para este início de Série C, prometendo chegar ainda mais forte para a disputa da competição nacional.
No lado dos visitantes, a temporada, até então, não tem sido das melhores. Apesar da boa conquista da Série D no ano passado e da permanência de Edson Cariús, o grande destaque daquela campanha, o time ainda não engrenou. O mau desempenho no Campeonato Cearense ligou o sinal de alerta; porém, o técnico Marcelo Vilar seguiu no cargo e tenta motivar o grupo para a sequência do ano.
Dentre as curiosidades que cercam esta partida está o próprio técnico Marcelo Vilar, que, muito antes de faturar a Série D pelo Ferrão, levou o Belo à mesma conquista, só que em 2013. Uma outra é o meia Enercino, que deixou o clube cearense para defender o Botafogo-PB. Inclusive, o jogador pode fazer a sua estreia neste domingo.
Botafogo-PB – técnico: Evaristo Piza
É tempo de estreia; por isso, o Botafogo-PB não vai contar com desfalques; e também não tem ninguém lesionado. O time pode contar com a presença de reforços importantes, como o zagueiro Fred, o lateral-direito Neílson, os meias Enercino e Erivélton, além dos atacantes Felipe Alves, Hiago e Kelvin. Contudo, a expectativa é que o comandante do Belo, Evaristo Piza, opte por uma escalação semelhante à que conquistou o Campeonato Paraibano na semana passada. Com Saulo, Israel, Lula, Donato e Fábio Alves; Rogério, Wellington Cézar, Marcos Vinícius, Marcos Aurélio e Clayton; Nando.
Pendurados: ninguém.
Suspensos: ninguém.
Ferroviário – técnico: Marcelo Vilar
O Ferroviário chega para a estreia da série C como o atual campeão da série D do Campeonato Brasileiro. O clube conquistou o acesso para a série C após 13 anos sem disputar a competição. Na temporada de 2019, o Ferrão teve um mau início, caindo na segunda fase do Campeonato Cearense e terminando na sexta colocação. Para a Terceirona, o time coral já anunciou a contratação de nove reforços, dentre eles Léo Jaime, anunciado após campanha de marketing do clube envolvendo o novo programa de sócio-torcedor do clube. O atacante é uma das esperanças do Ferroviário, ao lado de Edson Cariús, artilheiro do Campeonato Cearense com 10 gols, para lutar pelo acesso à série B do Brasileiro.
Para a estreia diante do Botafogo-PB, o Ferroviário deve ter a seguinte escalação: Nícolas; Lucas Mendes, Da Silva, Túlio e Mazinho; Zeca, Jean Henrique e Leanderson; Jeferson Caxito, James Dean e Edson Cariús.
Quem está fora: nenhum.
Hélder Brasileiro de Aquino (AL) é o árbitro principal, com Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL) como auxiliares.
Fonte: GE PB
Créditos: GE PB