O Nacional de Patos está de volta a um mata-mata de Campeonato Paraibano depois de dez anos. A última vez que o Canário participou de uma fase eliminatória na elite estadual foi em 2009, quando foi eliminado pelo Sousa nas semifinais do primeiro turno da competição.
No retorno do time para a primeira divisão da Paraíba, no ano passado, devido o regulamento, o alviverde fez mais pontos que todos os times do Grupo B, mas o regulamento obrigou a equipe a disputar o quadrangular do rebaixamento, onde se livrou da degola ficando na primeira colocação.
Nesta temporada, depois de um início irregular e três treinadores em dez jogos, o Nacional conseguiu, na última rodada da primeira fase, se classificar para as semifinais do Paraibano. O presidente do clube, Cleodon Bezerra, fez questão de elogiar a garra do time para avançar no torneio.
– O time do ano passado pode ter sido melhor tecnicamente, mas o deste ano é muito qualificado e competitivo. Esse ano, se formos verificar, estávamos 5 pontos atrás do Sousa e fomos buscar. Ano passado estávamos 5 pontos na frente do Sousa e eles nos passaram na classificação final – disse.
Sobre a indefinição sobre os critérios sobre a classificação geral do Paraibano, pois há omissão no regulamento do torneio, o mandatário nacionalino, antes da segunda partida semifinal entre Campinense e Atlético de Cajazeiras, que classificou a Raposa para a final do certame, nos pênaltis, dentro do Perpetão, explicou o entendimento do clube sobre a questão.
– A interpretação do Nacional é de que a pontuação continua a valer nas fases finais – explicou.
Como o Trovão Azul, somada a primeira fase com as semifinais, chegou aos 24 pontos, o Nacional de Patos só vai à Série D de 2020 caso seja finalista, uma vez que caso seja eliminado pelo Botafogo-PB vencendo uma das duas partidas pode chegar apenas aos 18 pontos, ficando na quarta posição.
Na quarta-feira (10), Naça e Belo fazem, no José Cavalcanti, o primeiro jogo das semifinais. A Rádio Voz da Torcida e a Correio AM 1340 transmitem o duelo ao vivo, a partir das 20h, direto de Patos.
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida