De protagonista a convidado

Paulo Santos

Há sempre uma pergunta pairando quando o assunto é a decisão do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que se desfiliou do PSB: o apoio dele a algum candidato de oposição é bom ou ruim? As especulações são grandes, mas todas têm um fundo emocional, o que não é recomendável.

O PMDB apressou-se em dar uma nota com a típica prudência de piloto de avião José Maranhão. O próprio pré-candidato disse ao Vitrine Política que está esperando a poeira baixar. Volta e meia está-se dando razão aos mineiros sobre decisões políticas (que, curiosamente, não têm praia): é bol esperar a onda baixar na areia para ver o que fica.

O candidato do PT, Luciano Cartaxo, também se calçou com as sandálias da prudência para falar sobre o caso. Ele, assim como Maranhão, saíram em defesa de Agra e cravaram novas críticas no governador Ricardo Coutinho. É impossível avaliar, a estas alturas do campeonato, o valor de mercado do Prefeito.

É possível que o apoio de Agra cause mais prejuízos que ganhos aos candidatos dos grandes adversários de Ricardo Coutinho. Circula a versão de que o Prefeito pode indicar o vice de um ou de outro e, com isso, garantir seu compromisso com o processo sucessário atual depois de ter sido descartado pelo PSB.

Uma outra corrente política acha que Agra precipitou-se ao requerer sal desfiliação. Há quem ache que ele poderia ter postergado um pouco mais a agonia e tomasse todas as atitudes que bem entendesse para atrair a ira total dos aliados do Governador, forçar a expulsão do PSB e sair com um carimbo ainda maior de vítima.

Os próximos passos serão interessantes. Para onde for, Agra levará os dois dígitos que emalhou nas pesquisas enquanto podia ser candidato, mas também será acpmpanhado pelos fantasmas do Jampa Digital, Cuiá, merenda escolar, etc. No reverso da medalha, é carceireiro de muitos segredos – uns bons, outros nem tanto – da administração municipal que está terminando.

Serão os 10 dias mais longos da política pessoense. O processo acaba oficialmente dia 30, com as convenções. Agra, que queria ser protagonista no PSB, irá a algumas dessas festas como convidado, mas não se pode nem deve subestimar a cereja que ele pode colocar em cima de algum bolo. .

PESQUISAS
Um festival de pesquisas vai assolar as duas principais cidades do Estado. O dono da TV Master, Alex Filho, anunciou no final da noite desta segunda-feira (18), que sua empresa irá publicar um levantamento eleitoral nos próximos dias. Há notícias também de que o Jornal da Paraíba está preparando outra pesquisa para João Pessoa.

SEGURANÇA
A Segurança Pública provocou um golpe no fígado do Governo. O secretário Cláudio Lima teve que se desdobrar em entrevistas para tentar amenixar um pouco a situação. Na hora do almoço foi à Tambaú FM conversar com Josival Pereira e Cláudia Carvalho. À noite, programa mais ameno: foi sabatinado no Conexão Master. A Comunicação historicamente é um dos “calos” da Segurança.

CAMPINA
O presidente municipal do PSDB de Campina Grande, José Marques Filho, disse num ambiente onde só se respira política naquela cidade, que o ninho tucano campinense aceita o apoio do governador Ricardo Coutinho, mas isso não implica que o PSDB aceite um vice do PSB.

CONCURSO
SerIa bom que o Fantástico aproveitasse a onda de denúncias sobre assuntos melindrosos para vir tomar conhecimento do que aconteceu com o concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e dorme, em berço esplêndido, numa gaveta do Supremo Tribunal Federal. Milhares de pessoas estão prejudicadas com a procrastinação. Enquanto isso, apadrinhados políticos…

ALÔ, PROCON
Também seria bom que o Procon e a estrutura de Glauberto Bezerra no Ministério Público da Paraíba investigassem a roubalheira que a NET (a da TV a cabo e internet) vem patrocinando em João Pessoa. Estão obrigando os clientes a adquirirem um tal de NETfone (telefone fixo da NET) entremeado com TV e internet. Se o cliente não aceita, aumentam exorbitantemente os preços dos pacotes. Em plena Era do Celular a NET quer “empurrar” telefones fixos na marra. As pessoas estão pagando sem usar.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quais as previsões de Armando Abílio para o futuro do prefeito Luciano Agra? Cartas para… deixa pra lá.