PTB fecha com Maranhão e PSB reforça Estelizabel

Nonato Guedes

As definições na corrida sucessória pela prefeitura de João Pessoa estão se afunilando. Hoje, o PTB deverá oficializar o apoio ao ex-governador José Maranhão (PMDB). Está prevista para as 15hs uma reunião do presidente estadual, Armando Abílio, e do presidente municipal, vereador Aristávora Santos, com integrantes do partido para deliberar sobre alianças na disputa majoritária e, também, no páreo proporcional. “Tavinho” Santos continua na expectativa de vir a ser ungido vice de Maranhão, mas não há confirmação a respeito. Armando Abílio, por sua vez, deverá voltar à titularidade na Câmara Federal, em Brasília, na vaga de Benjamin Maranhão, que deverá requerer licença.
Armando Abílio explicou nas últimas horas que há uma orientação da Executiva nacional do PTB em prol da alianças que possibilitem o crescimento da bancada federal da agremiação. Nesse contexto, está inserido o seu retorno ao mandato titular de deputado. Ao mesmo tempo, o PTB pretende lançar 16 candidatos a vereador na capital. A cúpula estadual petebista ainda não absorveu a decisão do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, de desistir da candidatura à reeleição, abrindo espaço para o apoio ao deputado Lindolfo Pires, do Democratas. O dirigente afirma que o prefeito deve explicações mais convincentes à cúpula.
No âmbito do PSB, está convocada para hoje às 18h, no hotel Xênius, em João Pessoa, uma reunião para discutir a organização da campanha de Estelizabel Bezerra à prefeitura da capital. No dia 30 haverá o anúncio formal dos partidos que vão marchar juntos com o PSB, bem como a sacramentação do nome para a vice de Estelizabel. O pedido de desfiliação do prefeito Luciano Agra da sigla não entrará na pauta das discussões, diante do entendimento reinante de que o assunto está esgotado e não cabe mais apreciação. Os integrantes do PSB que ocupam cargos na administração municipal serão convocados para uma reunião do partido amanhã, com o objetivo de discutir, de forma consensual, a posição que deverá ser tomada por cada um deles.
No Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Luciano Cartaxo considera que é irreversível o lançamento comemorativo de sua candidatura no próximo dia 29 e revela que o presidente nacional, Rui Falcão, prestigiará o evento. A candidatura de Luciano Cartaxo já foi homologada no último dia 10, sem concorrentes, apenas com o registro de protestos de um grupo dissidente que prefere a aliança com o PSB. O parlamentar avalia que a vinda de Rui Falcão à Paraíba contribuirá para harmonizar conflitos dentro da agremiação. Ele diz que gostaria de contar com a presença do ex-presidente Lula no seu palanque, mas essa hipótese está condicionada ao estado de saúde do líder petista. Enfim, o Partido Social Cristão (PSC) anunciou que está mantida a candidatura do médico Ítalo Kumamoto a prefeito de João Pessoa. O ex-senador Marcondes Gadelha, presidente do diretório estadual, considera superadas as vacilações internas, reitera que a candidatura própria é irreversível e descartou a possibilidade de Kumamoto figurar como vice na chapa encabeçada pelo ex-governador José Maranhão pelo PMDB.