O abastecimento de água em Campina Grande e em mais oito cidades da região continua temporariamente suspenso, desde a noite da sexta-feira (15), quando houve uma pane no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Gravatá, localizada em Queimadas, no Agreste do estado. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a previsão é que de término da instalação do transformador aconteça nesta segunda-feira (18). Com a instalação do equipamento, o sistema de abastecimento volta a operar, em esquema de racionamento, com 30% da vazão necessária.
Ainda nesta segunda-feira, a Cagepa vai divulgar o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira (22), data para a qual está prevista a regularização do abastecimento, conforme informou o gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Meneses.
Além de Campina Grande, o abastecimento está interrompido na cidade de Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos.
O gerente explicou que a pane resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos quatro transformadores, que não apresentaram mais condições de funcionamento.
Desde o ocorrido, a Cagepa informou que fez um diagnóstico das instalações elétricas e dos equipamentos, iniciou a recuperação das instalações elétricas e disponibilizou 40 técnicos do órgão para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos.
Além disso, Ronaldo Meneses acrescentou que foi disponibilizado um transformador da estação elevatória de Boqueirão e outros dois, do estado de Pernambuco. “As equipes da Cagepa vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo (17), mas não foi possível”, pontuou o gerente.
Outras informações sobre os serviços prestados pela Cagepa podem ser obtidas através do telefone 115.
Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB