Os candidatos à Prefeitura de Cabedelo José Eudes (PTB), Marcos Patrício (PSOL) e Vitor Hugo (PRB) participaram, na noite desta segunda-feira (11), de debate realizado pela TV Master, sob a mediação do apresentador Alex Filho. A candidata Eneide Régis (PSD) faltou ao encontro.
A eleição suplementar em Cabedelo foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após a renúncia de Leto Viana, implicado em acusações da Operação Xeque-Mate, que investiga uma organização criminosa instalada na administração municipal. O pleito vai acontecer no dia 17 de março.
Atualmente, a prefeitura é governada pelo prefeito interino Vitor Hugo, candidato a prefeito. Cabedelo conta com 46.492 eleitores distribuídos em 138 seções eleitorais.
Terceiro e último bloco (candidatos fazem perguntas entre si e fazem considerações finais)
Marcos Patrício pergunta a Vitor Hugo
O candidato do PSOL lembrou que Cabedelo tem problemas relacionados à violência contra a mulher. Ele disse que no Brasil aumentou o número de feminicídios e questionou Vitor Hugo sobre o que ele pensa acerca desse tema.
Vitor Hugo disse que implantou o ‘patrulhamento Maria da Penha’ e nomeou 9 secretárias na administração da cidade. “A mulher nunca esteve tão prestigiada em Cabedelo”, disse.
Marcos Patrício rebateu e afirmou que a Secretaria da Mulher de Cabedelo tem cerca de 70 funcionários e que somente 4 são mulheres. Ele prometeu o aperfeiçoamento de políticas públicas para o acompanhamento da gravidez.
O candidato Vitor Hugo negou que haja mais homens que mulheres trabalhando na Secretaria da Mulher e classificou o funcionamento da pasta como “excelente”.
Vitor Hugo pergunta José Eudes sobre infraestrutura
O candidato Vitor Hugo disse que pavimentou mais de 30 ruas e recuperou mais de 20 durante a gestão interina e perguntou quais são as propostas do candidato José Eudes.
Na resposta, José Eudes disse que as ruas da cidade estão sendo pavimentadas sem drenagem. “Vamos fazer isso de forma responsável, vamos drenar e pavimentar todas as ruas da cidade. Cabedelo tem muito dinheiro que estava indo pelo ralo através da corrupção”, destacou.
Vitor Hugo ressaltou que a pavimentação feita na administração dele ‘é a maior em 30 anos’. Ele prometeu pavimentar mais 50 ruas em uma segunda etapa do programa. De acordo com ele, duas praças já foram inauguradas e outras seis serão construídas.
Na tréplica, José Eudes insinuou que “o prefeito preso deixou Vitor Hugo na cadeira de prefeito”. Ele afirmou que o candidato Vitor Hugo seria penalizado por causa de problemas na administração municipal.
José Eudes pergunta a Marcos Patrício
José Eudes questionou o oponente sobre falta de repasses de recursos e acerca do remanejamento de verbas sem autorização do legislativo. Ele quis saber como Marcos Patrício pretende tratar essas questões.
Marcos Patrício afirmou que “isso demonstra a falta de transparência’ e que “o não recolhimento das contribuições previdenciárias é extremamente grave”. Ele afirmou que a operação Xeque-Mate veio para dar uma nova oportunidade a Cabedelo e que a cidade precisa de um gestor responsável.
O candidato Eudes, na réplica, disse que vai valorizar os servidores e não vai deixar de repassar os direitos dos funcionários da prefeitura. Ele afirmou que o não repasse feito pela atual gestão precisa ser investigado.
Na tréplica, Marcos Patrício disse que em um contexto de reforma da previdência, o não repasse dos valores referentes à aposentadoria dos servidores é preocupante.
Produção concede direito de resposta a Vitor Hugo
A produção da TV Master entendeu que o pedido de direito de resposta feito pelo candidato do PRB foi válida e que ele foi prejudicado ao ser chamado de “candidato do envelope”. Ele obteve um minuto para o direito de resposta.
Vitor Hugo disse que quando chegou em Cabedelo e foi eleito vereador, todos os parlamentares recebiam os vencimentos mensais em envelopes. De acordo com ele, Marcos Patrício deveria apresentar propostas à cidade de Cabedelo e não levantar essa discussão sobre envelopes.
Considerações finais
Coligação de Eneide Régis envia nota à TV Master e diz que ela não foi ao debate porque estava participando de uma atividade com a militância.
O candidato José Eudes agradeceu a Deus e à militância pelo apoio. Ele voltou a dizer que está preparado para administrar a cidade e que atua em favor do município desde que foi eleito vereador.
Vitor Hugo voltou a lamentar a ausência de Eneide Régis. Ele afirmou que foi o único candidato que apresentou propostas e que os demais candidatos ‘só falaram de Xeque-Mate’. Ele agradeceu à militância, à esposa e aos apoiadores que estiveram presentes no debate.
O candidato Marcos Patrício agradeceu à TV Master pelo debate. Ele defendeu que esse é o momento de mudança para Cabedelo e registrou a presença do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, nos estúdios da emissora.
Veja vídeo com o debate na íntegra
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/647491172337756/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba