1º BLOCO

DEBATE NA MASTER: Eudes e Marcos Patrício citam Xeque-Mate; Vitor Hugo enaltece administração; VEJA AO VIVO

Os candidatos à Prefeitura de Cabedelo José Eudes (PTB), Marcos Patrício (PSOL) e Vitor Hugo (PRB) participam, nesta segunda-feira (11), de um debate realizado pela TV Master, sob a mediação do apresentador Alex Filho. A candidata Eneide Régis (PSD) faltou ao encontro.

Foto: Nadicely Bonifácio / TV Master

Os candidatos à Prefeitura de Cabedelo José Eudes (PTB), Marcos Patrício (PSOL) e Vitor Hugo (PRB) participam, nesta segunda-feira (11), de um debate realizado pela TV Master, sob a mediação do apresentador Alex Filho. A candidata Eneide Régis (PSD) faltou ao encontro.

A eleição suplementar em Cabedelo foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após a renúncia de Leto Viana, implicado em acusações da Operação Xeque-Mate, que investiga uma organização criminosa instalada na administração municipal. O pleito vai acontecer no dia 17 de março.

Atualmente, a prefeitura é governada pelo prefeito interino Vitor Hugo, candidato a prefeito. Cabedelo conta com 46.492 eleitores distribuídos em 138 seções eleitorais.

Primeiro bloco – considerações iniciais 

Os candidatos tiveram um minuto para suas saudações iniciais. As regras do programa definiram que o candidato Marcos Patrício começaria o debate. O candidato iniciou sua participação falando sobre a Operação Xeque-Mate e ressaltou que “Cabedelo vai ter a oportunidade de escolher um candidato honesto”. Ele prometeu mudar a história administrativa de Cabedelo.

O candidato José Eudes também falou sobre a Operação Xeque-Mate. Ele disse que Cabedelo vem sendo governada há 30 anos por pessoas que não têm compromisso com a cidade. “Conheço essa cidade, para que possamos governar Cabedelo de uma forma correta”, disse.

O candidato Vitor Hugo citou a ausência da candidata Eneide Régis. Ele destacou a trajetória pessoal e política e disse que “em 10 meses” investiu R$ 14,3 milhões de reais em infraestrutura e mudou a política mantida há 30 anos na cidade.

Eudes pergunta a Vitor Hugo

O candidato José Eudes questionou o candidato Vitor Hugo sobre as propostas dele para a pasta da saúde em Cabedelo.

Na resposta, o candidato Vitor Hugo disse que quando assumiu a administração interina, havia postos de saúde fechados e problemas no hospital municipal. Ele afirmou que reabriu o hospital, comprou novos equipamentos e inaugurou duas Unidades de Saúde da Família. Ele também destacou que os prontuários são eletrônicos. Ele afirmou que Cabedelo ‘vai ter o melhor hospital metropolitano’ e que está investindo R$ 4 milhões nessa obra.

Na réplica, José Eudes disse que Vitor Hugo ‘não estava falando de Cabedelo’. Ele disse que ‘morrem pessoas quase que todos os dias por falta de UTI’. O candidato também citou a falta de medicamentos e problemas na marcação de exames simples que não são oferecidos pela prefeitura.

Na tréplica, Vitor Hugo disse que as pessoas que usam o hospital de Cabedelo conhecem as melhorias feitas no hospital e que uma UTI será implantada no hospital anexo que está sendo construído pela administração municipal.

Vitor Hugo pergunta a Marcos Patrício

Vitor Hugo perguntou como Marcos Patrício vai abrir o Polo Pesqueiro, já que este equipamento é de competência do Governo Federal. Ele também perguntou sobre políticas públicas para atrair empregos.

Marcos Patrício respondeu que o Polo Pesqueiro foi um dos mais modernos do Brasil. Ele disse que nenhuma ação concreta foi feita junto ao Governo Federal para tentar reabrir o equipamento e prometeu lutar pela reabertura do Polo. Ele também disse que vai lutar pela construção de um shopping na cidade e prometeu a realização de concursos públicos.

Vitor Hugo disse que vai anunciar na próxima semana quando será iniciada a construção de um shopping do grupo Marquise. Ele disse também que outro shopping poderá vir a ser instalado na cidade, totalizando dois centros.

Marcos Patrício disse que o shopping do grupo Marquise é uma realidade, mas que o outro shopping citado por Vitor Hugo “é fruto da imaginação dele”.

Marcos Patrício pergunta a José Eudes

Marcos Patrício perguntou a José Eudes sobre a Operação Xeque-Mate. Ele disse que um dos candidatos foi citado 34 vezes nas investigações, foi filmado recebendo envelope e “mesmo assim se vangloria de que não faz parte das investigações”.

O candidato José Eudes disse que “é uma pena” a situação da cidade, pois Cabedelo é uma cidade rica, mas possui comunidades sem infraestrutura alguma. “Essa corrupção foi quem levou Cabedelo a esse caos e não permitiu a instalação de empresas na cidade”, disse.  Ele prometeu levar sub-prefeituras para bairros periféricos da cidade.

Marcos Patrício disse que “essa eleição é uma oportunidade única para mudar a história da cidade”. Ele disse que a cidade precisa de um novo rumo e que só um gestor ético pode mudar a história da cidade, oferecendo respeito à cidade, colocando-a num patamar “que ela merece.

Na tréplica, José Eudes ele prometeu revogar a doação irregular de terrenos feitas em administrações passadas.

Assista ao debate ao vivo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/647491172337756/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba