Treineiros também poderão conferir o desempenho
Os mais de 4 milhões de candidatos que fizeram o Enem 2018 poderão conferir a correção das redações nos próximos dias. A data ainda não foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, porém consta no edital que a liberação da correção ocorre 60 dias após a divulgação dos resultados gerais – ou seja, após o próximo dia 18, quando também serão divulgados os resultados das provas dos treineiros. O perfil desses candidatos é composto por estudantes que ainda não concluíram a educação básica, mas querem se preparar para edições futuras do Enem.
A nota máxima da redação do ano passado, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, só foi alcançada por 55 participantes. Segundo o Inep, foram corrigidos 4.122.423 textos na aplicação regular do Enem. A redações escritas por pessoas privadas de liberdade não entraram nessa contagem.
Para consultar o espelho da redação, bem como o resultado como treineiro é preciso acessar a Página do Participante do Enem e inserir o CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. Vale lembrar que o acesso ao espelho de correção é exclusivamente para vista pedagógica da redação.
Como é feita a correção da redação do Enem?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o texto é passado pelas mãos de dois professores avaliadores, sem que um saiba da nota dada pelo outro. A avaliação é feita a partir das cinco competências exigidas no edital do Enem. Os avaliadores atribuem de 0 a 200 pontos para competência, totalizando 1000 pontos. A nota final será a média aritmética das pontuações totais dos avaliadores. Uma terceira correção é feita se as notas entre os dois primeiros professores tiver uma diferença maior que 100 pontos ou mais de 80 em alguma das cinco competências.
Saiba quais são as competências avaliativas da redação do Enem:
Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Calendário Enem 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Este ano, em todo o Brasil, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Desde 2017, o exame é aplicado em finais de semana distintos. As inscrições estão programadas para acontecer de seis a 17 de maio.
Fonte: Ascom Educa Mais Brasil
Créditos: Ascom Educa Mais Brasil