Embora esteja invicto, já classificado nesta Taça Guanabara e o ataque tenha dado uma resposta satisfatória, o sistema defensivo do Flamengo ainda precisa ser lapidado. E os números mostram isso. Em gols sofridos nos primeiros quatro jogos do Campeonato Estadual, este é o pior desempenho desde 2010.
O time de Abel Braga levou quatro gols nos quatro duelos, não deixou um sequer sem ser batido. Em 2010, o Rubro-Negro sofreu seis gols em quatro partidas, mas o que amenizou foi ter vencido todas elas.
Se a qualidade dos adversários for levada em conta, a situação de 2010 é ainda pior, já que não houve clássico nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Estadual. Neste ano, o time rubro-negro já venceu o Botafogo.
Um dos reforços para a temporada, o zagueiro Rodrigo Caio esteve em três dos quatro confrontos. Como atuou com Rhodolfo duas vezes e, por último, com Léo Duarte, ele cita que ainda é preciso evoluir no quesito entrosamento no setor.
— Estamos em construção. Chegaram muitos jogadores. É natural, tem período de entrosamento, de adaptação. Isso é muito visível. Acredito que crescimento vai acontecer durante os jogos — disse o defensor, que admite a insatisfação interna:
— Claro que a gente se cobra muito, quer ganhar sem tomar gols.
Na próxima partida, é bom ficar ligado porque a Cabofriense, adversária de domingo, no Maracanã, conseguiu aprontar para cima do Botafogo, e com um placar relativamente robusto: um 3 a 1, na primeira rodada.
O desempenho da defesa a cada início de temporada:
2019: 4 gols sofridos
2018: 0
2017: 2
2016: 2
2015: 3
2014: 2
2013: 3
2012: 0
2011: 2
2010: 6
Fonte: Extra
Créditos: –