A Vale informou nesta segunda-feira que não autoriza advogados contratados pela empresa a falarem em seu nome, após a publicação pela imprensa de comentário de um advogado considerando que não haveria responsabilidade da mineradora pelo desastre em Brumadinho (MG) na última sexta-feira.
“A Vale esclarece que não autorizou nem autoriza terceiros, inclusive advogados contratados, a falar em seu nome. A Vale volta a ressaltar, de forma enfática, que permanecerá contribuindo com todas as investigações para a apuração dos fatos e que esse é o foco de sua diretoria, juntamente com o apoio às famílias atingidas”, disse a companhia.
O posicionamento da mineradora, em nota, veio depois que a Folha de S.Paulo publicou declaração de um dos principais advogados da mineradora, Sergio Bermudes, apontando que a empresa “não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade” no rompimento da barragem de Brumadinho, que deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos.
A diretora da companhia não se afastará do comando da empresa “em hipótese alguma”, acrescentou o advogado ao jornal.
“A Vale não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade. Não houve negligência, imprudência, imperícia”, disse Bermudes, segundo a reportagem. “Por que uma barragem se rompe? São vários os fatores, e eles agora vão ser objeto de considerações de ordem técnica.”