O superintendente da Semob-JP, Adalberto Alves de Araújo Filho, concedeu nesta quinta-feira(24) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade. O superintendente falou sobre as estratégias adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para buscar reduzir o número de acidentes no trânsito da Capital e principalmente reduzir os números de mortes no trânsito da cidade.
Adalberto comentou alguns estudos recentemente divulgado pela Organização das Nações Unidas em que pede para que a velocidade das vias urbanas ao redor do mundo seja reduzida e falou que em João Pessoa está sendo realizado um estudo para que se avalie quais as vias necessitam ter sua velocidade readequada. Segundo ele graças ao código de trânsito brasileiro a velocidade máxima permitida nas ruas de João Pessoa já estariam dentro da compreensão divulgada pelos estudos da ONU.
Segundo o superintendente a simples redução da velocidade máxima em vias e a aplicação de multas para condutores que infrinjam a lei não é o suficiente para diminuir os acidentes e as mortes no trânsito, mas que uma maior conscientização dos condutores de que o excesso de velocidade deve ser combatido é que conseguirá reduzir os números negativo do trânsito brasileiro. Ele afirmou que a cidade de João Pessoa possui um alto número de multas por excesso de velocidade registradas e que a prefeitura e os órgãos competentes estariam buscando reduzir estes dados através de ações educativas.
Questionado se a Semob-JP teria algum planejamento especial para reduzir ou mesmo interromper o trânsito de veículos em algumas vias da Capital para permitir que os pedestres e ciclistas possam aproveitar melhor a cidade principalmente em períodos como o verão em que há um aumento na vinda de turistas para João Pessoa. Adalberto garantiu que já existe um planejamento para adequar as vias da orla de João Pessoa para que no verão de 2020 a cidade apresente aos turistas um padrão urbanístico semelhante ao encontrado na Europa.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba