O fim do suspense

Paulo Santos

No intervalo de 72 horas o ex-governador José Maranhão (PMDB) recebeu duas excelentes notícias. No fim de semana, a Pesquisa do Ipespe publicada pelo Jornal da Paraíba. Nesta terça-feira (5) o Tribunal Regional Eleitoral deu marcha a ré em decisão anterior e reconheceu as contas da campanha de 2010.

Isso representa que Maranhão está definitivamente na luta e com ligeira vantagem sobre seus adversários. Essa vida relativamente boa, porém, deve acabar nos próximos dias. Muitos que se pegavam com santos e orixás para tirar o ex-Governador da disputa têm que rever estratégias.

Com seus adversários governistas ocupados com a briga interna do PSB e outros integrantes da oposição cuidando dos seus mandatos, Maranhão tem bastante tempo para cuidar dos afazeres da pré-campanha, inclusive para tocar a formação do seu bloco de aliados. Tudo indica que esse pelotão deve ser liderado pelo PTB de Armando Abílio e Tavinho.

Aparentemente a seção pessoense do Partido Socialista continuará no foco de todas as mídias. É confusão interminável. Ninguém tem água no balaio, mas apenas gasolina. Reuniões, conspirações, recursos indo e vindo, acusações aos borbotões e vários correligionários irreconciliáveis.

Os pequenos erros estão sendo empurrados para debaixo do tapete, mas a ação pode causar sérios problemas porque mais cedo ou mais tarde serão confrontados com os socialistas e, como fantasmas arrastando correntes, vão manter a perturbação nos ambientes do PSB.

Como Maranhão não tem nada a ver com isso, sua preocupação é tentar ampliar a distância para os demais candidatos. Outro ponto que não deve preocupá-lo é uma improvável união no condomínio da situação. No PSB ainda não se consegue soletrar a palavra conciliação.

ACORDO
Os deputados Lindolfo Pires (DEM) e André Gadelha (PMDB) parecem ter acertado seus ponteiros em Sousa, numa conciliação jamais imaginada pelos analistas políticos do Lirtoral ao Sertão. O acordo, entretanto, criou grande desconforto para o governador Ricardo Coutinho que, agora, põe-se à caça de um novo ocupante da principal cadeira da Casa Civil e vê um aliado dividindo palanque com um dos seus mais ácidos críticos na Assembleia Legislativa.

CAGEPA
Quem imagina que os problemas provocados pela Caegpa em João Pessoa são grandes não sabe o que anda acontecendo em Campina Grande. São sucessivos os telefonemas para os programas de rádio denunciando falta d´água nos diversos bairros. Que o diga Dagoberto Pontes, que comanda um programa na Rádio Cariri de 17 às 19 horas.

PTB
Tudo indica que o único empecilho para o PTB de João Pessoa finalmente anunciar apoio à pré-candidatura de José Maranhão foi removido nesta terça (5) pela Justiça Eleitoral. Não será surpresa se estiverem todos ao redor da mesma mesa nesta quarta (6).

PREMONIÇÃO
O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB) postou no twitter, nesta segunda-feira (4), que esta semana seria de “muitas novidades políticas em João Pessoa”. Pode ter sido avisado em sonhos sobre o resultado da votação do TRE no dia seguinte.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
O vereador pessoense Zezinho do Botafogo (PSB) já assimilou o “Agra voltou”? Cartas para a rua das Trincheiras.