PSB vive expectativa sobre convenção na capital

Nonato Guedes 

O clima é de intensa expectativa nas hostes socialistas de João Pessoa quanto à realização ou não, no próximo domingo, dia 10, da convenção que deverá homologar candidaturas a eleições majoritárias e proporcionais. A direção nacional atestou a legalidade do congresso extraordinário municipal convocado para o auditório do Lyceu paraibano, justificando não haver impedimento nesse sentido. Mas decisões judiciais tomadas nas últimas horas criaram instabilidade e confusão. O prefeito Luciano Agra, que tenta disputar a reeleição, entrou com ação cautelar, que foi deferida, pedindo o adiamento do evento sob a alegação da existência de falhas que precisariam ser sanadas e reivindicando, também, a entrega da lista de votantes. O juiz Josivaldo Félix concedeu a cautelar para o adiamento, mas o juiz Marcos Jatobá negou o direito de voto a todos os filiados, independente de estarem atualizados com o partido.

Na prática, a convenção está sub judice até que sejam corrigidos problemas nos processos de inscrição. O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, garante que não há intenção de prejudicar a pretensão de Agra em concorrer, mas ponderou que dentro de 48 horas deveriam ser feitas correções de falhas. Amanhã, o partido volta a se reunir para avaliar os pedidos e verificar se irregularidades detectadas foram sanadas. Em nota oficial assinada pelo primeiro secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, a direção da legenda socialista declarou a total pertinência e viabilidade estatutária da realização do congresso extraordinário. O pedido de registro de Estelizabel Bezerra, concorrente de Agra, foi deferido. A homologação se deu por onze votos a um, em encontro ontem à noite promovido pela executiva municipal. O registro deve ser apresentado com a assinatura de 5% dos delegados, ou seja, 35 assinaturas. Alguns dirigentes na Paraíba alertam para a necessidade dos filiados terem conhecimento pleno das regras e seguirem essas regras.

A pré-candidata Estelizabel Bezerra fez acenos de distensão, afirmando que acatará o desfecho da convenção, ou seja, se vier a ser derrotada, apoiará Luciano Agra, mas as apostas, até entre adversários do PSB, sinalizam para o favoritismo de Estela, que conta com o apoio declarado do governador Ricardo Coutinho. Luciano Agra emitiu declarações pontuando que não está interessado em contribuir para desagregar o partido, e, sim, para fortalecê-lo. O governador passou o dia, ontem, acompanhando a guerra jurídica e aproveitou para alfinetar os opositores dos socialistas, que, na sua opinião, não apresentam nada de novo na disputa à vista.

Ricardo embarca segunda-feira para Barcelona, na Espanha, transferindo o cargo ao vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). O objetivo da viagem, segundo foi revelado à imprensa, é o de atrair investimentos europeus que beneficiem a Paraíba. Há reuniões agendadas com empresários do ramo de hotelaria e indústrias cimenteiras. Rômulo Gouveia expressou que Coutinho vai dar sequência a articulações que já vem sendo empreendidas desde o ano passado no sentido de viabilizar empreendimentos de repercussão. A data da convenção foi mantida pela executiva municipal, presidida por Ronaldo Barbosa, com toda a pauta estabelecida, inclusive a política de alianças para a disputa.