precisa explicar

DOIS CLUBES, MESMO CNPJ: Registros mostram irregularidades em liga que possibilitou eleição de Michele na FPF

É comum que times de futebol usem o nome de outros times como inspiração. É o caso do Botafogo da Paraíba, que usou o nome do Botafogo do Rio de Janeiro como homenagem. A diferença é a cor da estrela, vermelho para o time pessoense e branca para o carioca.

Com uma homenagem às claras, estampada em uniformes e regularizada pela Confederação Brasileira de Futebol não tem nenhum problema. Mas outra homenagem para estar ocorrendo na Liga Amadora de Futebol da Paraíba. Na Paraíba um clube fez uma homenagem diferente. Além de ter o mesmo nome do Internacional de Porto Alegre, o clube amador Internacional de Mandacaru tem o mesmo nome e até o mesmo CNPJ do Internacional Esporte Clube, time profissional de Santa Rita.

Os dois times integram a Liga Amadora de Santa Rita. Cada liga amadora precisaria de cinco times ativos para poder ter voto na eleição da Federação Paraibana de Futebol. A Liga de Santa Rita contou com o Internacional profissional e o amador para fechar a conta dos cinco.

O time amador está vinculado ao bairro pessoense de Mandacaru e o time profissional fechou parceria com a prefeitura de Lucena.

Além disso o clube amador consta como inativo nos registros do sistema Gestão Web da CBF. O sistema visa agilizar pagamentos e contratações dentro dos clubes profissionais e amadores.

DADOS HISTÓRICOS

Parte da confusão pode ser sanada com informações da própria FPF. O Internacional Esporte Clube (Inter da Paraíba) agora tem residência residência em Lucena (PB). Fundado na segunda-feira, do dia 07 de Julho de 1952 (segundo a Federação Paraibana de Futebol), e há outra data: 1959.

O clube surgiu no bairro de Mandacaru pelo então presidente Tassiano Gadelha, o Internacional não passava de um time de futebol amador disputando os campeonatos das categorias de bases promovidos pela Federação Paraibana de Futebol.

Em 16 de setembro de 2017 aconteceu a solenidade para oficializar o convênio entre o clube e a Prefeitura Municipal de Lucena. O evento será às 10 horas no Restaurante Arrastão na cidade aberto ao público e com a presença do presidente da Federação Paraibana de Futebol da Paraíba Amadeu Rodrigues, o senhor Marcelo Sales de Mendonça prefeito da cidade, o secretário de esporte de Lucena Sandro Toscano, o presidente do Internacional Lucena entre outras autoridades.

Em 2008, o clube profissionalizou-se e celebrou parceria com um grupo de empresários poloneses. Com isso, o Internacional teve condição de entrar na Segunda Divisão do futebol paraibano e contratar jogadores de renome do futebol da região. Em uma campanha mediana chegou até o triangular final com o Paraíba de Cajazeiras e Auto Esporte de João Pessoa, embalado, o time teve três vitórias e um empate na fase final e sagrou-se campeão da Segunda Divisão.

Em 2014, após 5 anos inativo, sai de João Pessoa e fixa-se em uma nova sede, Teixeira, no sertão do estado, e fica conhecido como Internacional Esporte Clube de Teixeira ou Internacional de Teixeira, por brevidade. A equipe mandou seus jogos no estádio municipal “O Dojão”.

Em 2015, transfere a sede para o município de Santa Rita, com mando de campo no Teixeirão, passando a se chamar de Internacional Paraibano. O vínculo com a prefeitura municipal de Lucena é valido até 2020.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba