A matança continua

Rubens Nóbrega

A realidade da violência na Paraíba insiste em desmoralizar as estatísticas da Realeza, quer dizer, os números de redução da criminalidade apresentados recentemente pelo governador Ricardo Coutinho.

Ontem, por exemplo, foi mais um dia de horror e perplexidade das pessoas de bem diante do noticiário que dava conta, inclusive, do assassinato e esquartejamento de duas adolescentes no Funcionários I, na Capital.

Os pedaços dos corpos das meninas, de 15 e 16 anos presumíveis, teriam sido conduzidos num carrinho de mão, durante a madrugada, e espalhados em uma rua da comunidade chamada Jardim Alvorada, daquele bairro.

No mesmo local, há exatos oito dias, foi encontrado o corpo de um garoto de 16 anos crivado de balas. Tanto nesse como naquele caso, indícios apontam para uma mesma causa das três mortes: dívida com o tráfico de drogas.

Mas esse não seria o caso de Alisson Cosmo, também de 16 anos, baleado anteontem pela manhã na frente da Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida, no Alto do Mateus, outro bairro de João Pessoa.

Socorrido, levado para o Trauma, ele só resistiu até por volta das seis da noite. Na escola onde Alisson estudava, da direção aos colegas todos negaram saber de algum envolvimento dele com drogas.

Balas também mataram o motorista Janderson Thiago da Silva, de aparentes 36 anos, encontrado morto cedo da manhã de ontem dentro do carro com o qual faria transporte alternativo.
O crime aconteceu na Rua da Alegria, em Várzea Nova, Santa Rita, a maior e mais violenta cidade da região metropolitana da Capital.

***
‘Pra fechar o firo’, até o meio da tarde de ontem mais duas lojas assaltadas em João Pessoa. Uma de material esportivo em Manaíra; a outra, uma revendedora de carros e motos japonesas na Epitácio Pessoa.

Mulheres vitimadas

Segundo apurou o portal G1 Paraíba, em menos de 48 horas, nos últimos dois dias, pelo menos cinco mulheres foram vítimas de violência extrema no Estado.

Além das meninas esquartejadas na Capital, na madrugada de ontem uma jovem de 18 anos levou um tiro no rosto no Conde, outra de 27 anos levou um tiro nas costas em Bonito de Santa Fé, Alto Sertão, e uma terceira de 24 anos sofreu pauladas e pancadas ao resistir a uma tentativa de estupro, em Campina Grande.

Até o Padre Albeni…

A violência urbana não poupou nem mesmo o radialista e apresentador de tevê Albeni Galdino, o Padre, de João Pessoa. Ele foi surpreendido por assaltantes anteontem à noite, quando retornava de carro para a sua residência em Manaíra.

O ataque aconteceu numa rua do bairro, próxima de onde a vítima mora. Ele se deparou com um grupo armado de revólver e pedras. Um dos bandidos ordenou-lhe que parasse, mas o Padre arrancou e acelerou, virando alvo de tiros e pedradas.

Uma das balas atingiu o vidro lateral ao motorista e pegou de raspão no braço do Padre, que foi atendido na ‘UPA dos Ricos’, no Retão de Manaíra. Lá, recebeu curativo, medicamentos, alta e calmantes.

Efraim, enfim prestigiado

O Ricardus I parece ter descoberto nova serventia ou como aproveitar melhor o ex-senador Efraim Morais no governo. Segundo Gosto Ruim, o atual secretário de Infraestrutura virou um excelente orador de abertura das plenárias do chamado Orçamento Democrático.

Perguntei qual o sentido da informação e ele, com a cara mais lisa do mundo, explicou: “Em muitas cidades, se botar o governador pra falar primeiro, é vaia na certa! Daí o cerimonial escala Efraim pra falar logo no começo e o homem cuida de amaciar a galera”.

A agenda positiva do ‘rei’

Contada por Potinho de Veneno, como escreveria Helder Moura.

Louco pra melhorar seu cartaz junto ao povo, de todo modo e a qualquer preço, o governador Ricardo Coutinho não perde oportunidade de inaugurar obra, qualquer obra, mesmo concluída ou já inaugurada antes de seu governo.

Segundo Potinho, outro dia o secretário que toma conta dos presídios comunicou ao Palácio da Redenção que os presos do PB1 ou do Roger “tinham feito um túnel”. Tão logo soube da notícia, Sua Majestade chamou o Chefe do Gabinete Real e ordenou:

– Veja aí com o secretário da Administração Penitenciária qual a melhor data pra gente inaugurar esse túnel…