O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta quinta-feira (3) Ricardo Barros como defensor público geral da Paraíba. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quinta. Ricardo Barros tinha sido o segundo mais votado na composição da lista tríplice feita pelos próprios defensores públicos.
A lista tríplice para defensor público-geral da Paraíba para o biênio 2019/2020 foi escolhida em uma eleição promovida pela categoria no dia 14 de dezembro na Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), em João Pessoa.
A atual defensora geral, Madalena Abrantes, que estava concorrendo à reeleição, foi a mais votada, com 142 votos, seguida por Ricardo Barros, com 124 votos, e Alípio Bezerra, com 108. Ao todo, seis defensores fizeram parte do pleito. Os outros candidatos, Elson Pessoa, Otávio Gomes e Vanildo Brito, receberam 87, 85 e 84 votos respectivamente.
Cada defensor podia escolher até três nomes entre os candidatos. Nesta eleição, dos 238 que estavam aptos a votar, apenas 12 não compareceram ao local das eleições.
Ato governamental definiu Ricardo Barros como defensor público geral da Paraíba — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado da Paraíba
Ricardo Barros
Ricardo Barros é o atual subdefensor público-geral da Paraíba. Na carreira há 32 anos, ele é o único defensor público a participar das quatro formações do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba, tendo sido eleito como membro nas duas primeiras e ocupante da vaga destinada ao presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP) na terceira formação. Na atual formação do Conselho é membro integrante como subdefensor público-geral da Paraíba.
Foi o primeiro subdefensor nomeado por livre escolha do defensor público-geral. Ele assumiu a vaga em maio de 2018, nomeado pela então defensora pública geral Madalena Abrantes, após renúncia do cargo do seu antecessor. Respondeu também pela vice-presidência e presidência da APDP.