novo Ministro da Ciência

Kassab se antecipa e "transmite" ministério a Marcos Pontes

Quatro dias antes da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o primeiro de seus futuros ministros já assumiu o posto de forma simbólica, em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira

Quatro dias antes da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o primeiro de seus futuros ministros já assumiu o posto de forma simbólica, em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (28).

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab transmitiu o cargo ao astronauta Marcos Pontes, que é tenente-coronel da reserva da Aeronáutica.

O motivo do “ato simbólico”, como foi chamado o evento no convite, é o futuro de Kassab, que aceitou o convite do governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), para integrar sua gestão.

Em discurso no início da cerimônia, iniciada com quase 45 minutos de atraso, Kassab chamou Pontes de “meu querido amigo” e saudou os secretários e dirigentes de órgãos vinculados à pasta. “Você é um privilegiado, porque aqui efetivamente tem pessoas diferenciadas”, disse ele ao astronauta.

O ministro falou do “desafio muito grande” de assumir a pasta em uma conjuntura econômica “muito desfavorável” e durante crise política “muito profunda”, no momento em que dois ministérios se fundiram. “Hoje nós temos aqui um grande ministério, com uma grande importância”, exaltou.

Após a leitura de seu currículo, que inclui a participação em uma missão espacial na Nasa como representante do Brasil, Marcos Pontes recebeu do atual ministro um broche afixado ao terno.

No seu pronunciamento, ele comparou a expectativa para “cumprir essa missão no meio de tanta tempestade” com a própria experiência como piloto. “A gente sabe que não é fácil”, comentou, dizendo que espera “contar com o coração” de todos os servidores do ministério. “Isso aqui não é um emprego”, disse.

Segundo Pontes, o ministério deverá servir como ferramenta de desenvolvimento para ser usada por todos os outros setores e quem trabalhar na pasta deve se basear em três objetivos:

  • produzir conhecimento
  • produzir riquezas para o país
  • contribuir para a qualidade de vida das pessoas

 

Fonte: Uol
Créditos: Uol