Fernando Alonso não disputará a temporada 2019 de Fórmula 1, mas o espanhol acompanhará de perto o progresso da McLaren, já que deverá continuar fazendo parte da equipe britânica. Além de disputar mais uma edição das 500 Milhas de Indianápolis com o time de Woking – mirando a tríplice coroa – o espanhol deve auxiliar os pilotos da McLaren, Carlos Sainz e Lando Norris, na próxima temporada, conforme explica o chefe da escuderia, Zak Brown.
Fernando é extremamente inteligente, muito experiente e ama F1, ama pistas de corrida. Se ele não estiver no Mundial de Endurance ou na F1, ele estará na Indy ou em karts, então acho que será complicado mantê-lo longe das pistas. Creio que ele será visto com a McLaren, pois permanece parte da família, então sua influência pode ajudar nossos pilotos, já que ele conhece Carlos (Sainz) e Lando (Norris) muito bem – afirma o dirigente em entrevista ao site oficial da F1.
Zak explica que o espanhol ser torna ainda mais valioso para a McLaren porque o time quer expandir seu leque de competições automobilísticas, com Alonso sendo amplamente conhecido pela sua capacidade de pilotar praticamente qualquer coisa com rodas.
Gostaríamos que ele fizesse parte do nosso programa de corrida porque também estamos explorando outras formas de automobilismo, como o WEC, uma temporada inteira da Indy. E ele certamente não terminou sua jornada pilotando. Então sim, estamos trabalhando naquilo que pode ser uma relação duradoura.
O moral do pilotol estão tão alto que Alonso poderá até testar o carro de 2019 para ajudar os pilotos e engenheiros com seu feedback. Eu não descartaria isso. Ainda estamos trabalhando em como isso pode funcionar. Creio que seremos beneficiados com sua experiência. E uma vez trabalhando com os engenheiros, poderá nos ajudar a entender como o carro do ano que vem se comporta. Junto com o feedback dos pilotos, creio que será uma experiência valiosa para nós.
Contudo, Brown descarta uma possível volta de Fernando à F1 pela McLaren na próxima temporada caso o time produza um carro competitivo. Bom, nós temos dois pilotos. Então até que possamos correr com um terceiro carro, acho difícil colocá-lo para correr. Temos Carlos e Lando, ambos ansiosos e sob contrato, então não temos vagas abertas. Se ele quiser testar o carro, certamente teremos a cabeça aberta e você pode cruzar essa barreira. Mas não temos vagas para a temporada completa.
Fonte: Globoesporte
Créditos: Globoesporte