Após quase uma semana de disputas, o Campeonato Mundial de Kart terminou nesse sábado (01), no Circuito Paladino, na cidade do Conde. A competição, que foi realizada pela primeira vez na América do Sul, definiu os
campeões em seis categorias.
O Mundial teve a presença de 372 pilotos de 55 países. A Paraíba recebeu ao todo cerca de três mil turistas ligados diretamente ao evento, o que ajudou a movimentar a economia local em aproximadamente R$ 15 milhões.
“Superou minhas expectativas. Obviamente que quando fazemos um evento, a gente quer sempre fazer o melhor. Tivemos algumas dificuldades na organização deste evento, mas estou satisfeito. Acho que cumprimos o
objetivo e os pilotos estão todos de parabéns também”, analisou o organizador Arnaldo Frias.
Pela manhã aconteceu a cerimônia de encerramento, que contou com a foto oficial dos pilotos e dos organizadores, além do desfile das delegações. A banda marcial da Polícia Militar e a escola Viva Olho do Tempo se apresentaram na pista.
A competição contou com a presença também do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Waldner Bernardo de Oliveira destacou o feito do Estado por sediar uma competição deste porte.
“Foi um sucesso. Poucos esportes no mundo reúnem tantos competidores de vários países, como esse Mundial da Rotax. A Paraíba está de parabéns por ter sido um anfitrião de louvor. Esse Mundial vai ficar marcado na
história do automobilismo brasileiro”, destacou Dadai, como é mais conhecido o presidente da CBA.
Em uma disputa à parte, o paraibano Sérgio Crispim Filho venceu o Campeonato Mundial de Kart Elétrico, que foi disputado pela primeira vez. A categoria é uma novidade e tem a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O pódio foi completado por Philipp Britz e Lukas Horstmann, ambos da Alemanha.
Na briga pelo troféu do Mundial, ele encarou 12 pilotos alemães, que conquistaram a vaga na etapa europeia, além de um colombiano, um panamenho e um paraguaio.
Na última segunda-feira, no Circuito Paladino, Serginho já havia vencido a etapa das Américas ao superar o dominicano Karim Bock e o colombiano Juan Rodrigues.
“Estou muito feliz com esse resultado. Já conheço bem a pista do Circuito Paladino e isso ajudou bastante. Fico feliz por ter sido convidado para disputar estas etapas e ganhar”, comemorou Sérgio Crispim Filho.
Confira todos os campeões:
Micro Max
1º Brent Crews (EUA)
2º Douwe Dedecker (BEL)
3º Mitchell Van Dijk (HOL)
Mini Max
1º Farin Megger (ALE)
2º Dani Van Ruiten (HOL)
3º Augustin Bernier (FRA)
Junior
1º Robert De Haan (HOL)
2º Jaiden Pope (AUS)
3º Mike Van Vugt (HOL)
Sênior
1º Senna Van Walstijn (HOL)
2º Mark Kimber (GBR)
3º Mario Novak (AUT)
DD2
1º Paolo Besancenez (FRA)
2º Daniel Formal (CRC)
3º Taylor Greenfield (EUA)
DD2 Masters
1º Cristiano Morgado (RSA)
2º Antti Ollikainen (FIN)
3º Fraser Hart (AUS)
Fonte: Globo Esporte PB
Créditos: Globo Esporte PB