Festival de Música Clássica

Festival Internacional de Música Clássica muda rotina do Centro da Capital

O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Festival Internacional de Música Clássica muda rotina do Centro da Capital

Igrejas lotadas transformadas em salas de concertos. Tardes e noites embaladas por belíssimas melodias, musicadas por grandes nomes da música clássica mundial. O Centro Histórico da Capital viveu essa rotina durante uma semana com o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, cuja programação dos concertos nas igrejas se encerrou nesta sexta-feira (30). Neste sábado (1º), às 17h, o evento ainda terá o seu último ato – uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro João Carlos Martins.

O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). “Todos os dias uma experiência diferente, mágica, onde a gente pôde perceber uma relação muito intima das pessoas com os músicos”, disse o diretor artístico do Festival, Alberto Johnson. “Acho que o evento conquistou e consolidou um público ao longo destas seis edições, sempre lotando os concertos nas igrejas do Centro Histórico”, concluiu.

Nesta sexta-feira (30), a programação do Festival contou com concertos na Primeira Igreja Batista, com duo de piano e flauta da paraibana Perazzo Coelho, na Igreja do Carmo, com músicos de quatro países, e na Igreja de São Francisco, com mais quatro músicos internacionais, que executaram um programa voltado para o tango. O público mais uma vez acompanhou tudo com muita atenção, de forma silenciosa durante as canções, e eufórica ao final delas. A violinista mexicana Dara Zemtsov foi uma das mais aplaudidas ao longo de todos os concertos.

“Essa foi uma semana mágica. O público de João Pessoa é muito especial, na forma como escuta as músicas e o no carinho para com os músicos. Estou muito feliz, tanto pelo Festival como pela experiência na cidade, que é linda, com praias belíssimas. Vou guardar todos os momentos”, disse a violinista.

Entre um concerto e outro, para não perder nenhum momento do Festival, muitas pessoas mudaram um pouco suas rotinas, como explica a comerciante Carol Duarte. “Eu saía um pouco mais cedo do trabalho para vir acompanhar o concerto das 18h. E chegava um pouco mais tarde em casa para puder acompanhar o concerto das 20h”, disse num tom bem humorado. “Tudo pelo amor à boa música”, concluiu.

Fonte: Secom JP
Créditos: Secom JP