A deputada estadual eleita Cida Ramos (PSB) se posicionou contra o projeto ‘Escola Sem Partido’, nesta quarta-feira (28), e saiu em defesa de uma proposta enviada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) à Assembleia Legislativa da Paraíba com intuito de evitar censura aos professores em salas de aula no Estado.
À reportagem do Polêmica Paraíba, ela disse que “concorda demais” com a proposta enviada pelo Governador Ricardo Coutinho à ALPB e citou a vivência em sala de aula como ponto de partida para defender o projeto.
“Sou professora da universidade. O conteúdo que eu dou, é o conteúdo que faz parte da História, e eu tenho que dizer o que faz parte da minha perspectiva. Não tem como um professor se omitir dos fatos históricos. Agora o que é fundamental é a capacidade de você ouvir os posicionamentos diferentes e a partir disso gerar o debate e o diálogo”, ponderou.
Cida Ramos ressaltou ainda que é preciso defender o papel do professor enquanto protagonista da sala de aula. “Eu quando entro na sala de aula, a primeira coisa que eu digo é, podem pensar diferente, têm liberdade para conversar comigo. Eu tenho o papel de mediação, de também receber o conhecimento. Mas em nome disso você não pode achar que não tenha uma hierarquia que conduza o processo. A função do aluno não é a mesma minha”, opinou.
A parlamentar eleita ainda comparou o projeto com o papel do movimento “Iluminismo” no século XVIII. “Esse projeto que Ricardo apresentou é o que conhecimento necessita. O conhecimento não pode ter amarras de lado nenhum. O iluminismo se firmou combatendo os dogmas, combatendo a posição que você não poderia dizer que a terra é quadra”, comparou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba