Deputado se reúne com ministro das Comunicações

Cumprindo intensa agenda de compromissos esta semana em Brasília, o deputado Manoel Junior (PMDB-PB) se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT-PR) para discutir sobre o andamento da Subcomissão Especial de Rádio Digital, ligada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, presidida pelo peemedebista.

Entre outras atribuições, a Subcomissão apontará o modelo de rádio digital que mais se adequa ao Brasil.

Na radiodifusão tradicional a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter melhor qualidade de som, tanto das emissoras que operam em AM quanto em FM, assim como o aumento do número de estações.

Duas tecnologias estão sendo avaliadas pelo Ministério das Comunicações: a norte-americana (IBOC) e a europeia (DRM).

O padrão de rádio europeu vem sendo desenvolvido em sistema aberto e livre, criado e desenvolvido por um consórcio formado por empresas e emissoras interessadas na digitalização do rádio. Já o padrão americano é um sistema fechado e proprietário, o que traz inconveniente aos radiodifusores que teriam de desembolsar royalties pelo uso e exploração do sistema.

A subcomissão vem debatendo as diferenças entre os sistemas americano e europeu, analisando os obstáculos de ordem técnica e conhecendo as possibilidades de se criar uma tecnologia nacional com base em um desses sistemas.