A Federação Paraibana de Futebol e os dez clubes que disputarão a Primeira Divisão do próximo ano vão se encontrar, pela primeira vez, nesta terça-feira (13) para discutirem os detalhes do Campeonato Estadual 2019. O evento, que será realizado no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, está previsto para começar às 15h e contará também com a presença do diretor de competições da CBF, Manoel Flores.
A vinda do dirigente não é nenhuma novidade, visto que ainda no período de campanha das eleições para presidente da FPF, Michelle Ramalho admitiu que iria contar com a colaboração da ‘casa da bola nacional’ para elaborar um campeonato atrativo e com um regulamento sem vícios, assim como aconteceu em anos anteriores.
Na semana passada, já se sabia que os clubes do Sertão (Atlético de Cajazeiras, Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa) estão unidos para apresentar uma proposta de fórmula para o Estadual. A primeira conversa, que aconteceu entre José Ivan dos Santos e Aldeone Abrantes, diretores de Nacional de Patos e Sousa, respectivamente, foi para reafirmar um formato que possa privilegiar os dez clubes participantes.
Porém, para isso, os dirigentes sertanejos querem aproveitar a presença de Manoel Flores para tentarem levar o Paraibano de 18 para 22 datas, permitindo a realização de um formato com uma primeira fase com jogos de ida e volta, levando os quatro melhores a uma segunda fase, com um cruzamento olímpico (1 x 4 e 2 x 3), classificando os dois melhores para a final. Os dois times com pior rendimento serão rebaixados.
A Federação Paraibana ainda não foi divulgada nenhuma proposta de início da competição. Em anos anteriores, o Estadual começou logo no primeiro fim de semana de janeiro, mas como a reunião do Conselho Arbitral será realizada nesta terça-feira (13), o campeonato só pode começar, no mínimo, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2019, visto que pelo Estatuto do Torcedor, a tabela precisa ser divulgada até 60 dias antes do início da competição.
Duas sinalizações são para os dias 13 ou 20 de janeiro.
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida