Oxigênio para Maranhão

Paulo Santos

Era tudo o que os adversários do pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PMDB, José Maranhão, não queriam sequer ouvir falar. E a bomba veio através do painel eletrônico da Câmara dos Deputados: a aprovação do projeto que oxigena os chamados “contas sujas”.

Do outro lado do balcão, Maranhão pode exultar porque a o parlamento brasileiro botou um pé no pescoço do Tribunal Superior Eleitoral e tenta asfixiar uma resolução do TSE que não permite conceder registro àqueles candidatos que tiveram contas rejeitadas nos TREs.

Evidente que a decisão da Câmara decorreu de duas necessidades. A primeira, mais premente, de asfaltar plenamente o caminho de pré-candidatos às prefeituras cujas contas ficaram entaladas, por algum motivo, na Justiça Eleitoral regional.

A segunda necessidade foi uma tapa com luva de pelica dada pela Câmara no Tribunal Superior Eleitoral devido ao ostensivo processo de judicialização das eleições que ocorreu, nos últimos tempos, no país. Deve ter chegado o momento de dizer “basta” e esse projeto aprovado nesta terça-feira (22) deve ser apenas o começo.

Na nossa praia, muitas coisas devem acontecer caso o projeto se consuma viável e a Justiça Eleitoral receba o registro da candidatura peemedebista em João Pessoa, para desespero do PSDB, do PT, do PSB, PPS e outros menos votados que gostariam, na realidade, de comemorar a defenestração de Maranhão.

O pré-candidato do PMDB, motivado por esse empurrão dado pela Câmara, deve agora suspirar aliviado e, mais que isso, partir célere para consolidar possíveis alianças. Nem todo está definido, mas o primeiro passo já foi dado, com um pé em Brasília e o outro na Capital paraibana.

CAMPINA
Dizem as más línguas que um maiores pontos de discordância entre o senador Cássio Cunha Lima e o pré-candidato tucano a prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, teria sido um veto à participação do governador Ricardo Coutinho na campanha. O vice-governador R^mulo Gouveia (PSD), que coordena a campanha do PSDB, não teria aceitado vetos.

COLINAS
Atenção, responsáveis pela educação em João Pessoa: país e mães residentes no Colinas do Sul estão desesperados com a falta de vagas para um grande número de crianças nas escolas próximas às suas casas. Não são poucos os estudantes que têm de ser levados pelos pais para escolas no José Américo, Geisel e Valentina.

CAGEPA
Foi este espaço que publicou, há poucos dias, a primeira e desagradável informação da crise financeira vivida pela Cagepa. Fornecedores da empresa não vêem a cor de dinheiro há três meses. E o que é pior: nada foi resolvido nos últimos dias.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Se Maranhão ganha com a aprovação do projeto dos “contas sujas” aprovado na Câmara dos Deputados quem saiu perdendo? Cartas para… Deixa pra lá.