Zapgate

Em caso semelhante ao de Bolsonaro, candidato ao senado nos EUA é processado por envio de mensagens para desconhecidos

O candidato pelo Partido Democrata a uma vaga no Senado dos Estados Unidos pelo Texas, Beto O’Rouke, está sendo processado por enviar mensagens de texto não solicitadas ao celular de 1 eleitor.

O candidato pelo Partido Democrata a uma vaga no Senado dos Estados Unidos pelo Texas, Beto O’Rouke, está sendo processado por enviar mensagens de texto não solicitadas ao celular de 1 eleitor.

Segundo reportagem do “The Fort Worth Star-Telegram”, o eleitor Sameer Syeed entrou com uma ação “em nome de todos os texanos para os quais O’Rourke enviou mensagens de texto sem obter permissão prévia”.

No Brasil, o Zapgate foi a notícia de maior impacto na semana passada. A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) está sendo acusada de usar de maneira ilegal sistemas de envio em massa de mensagens para eleitores via WhatsApp. O candidato nega irregularidades.

No Estado do Texas, só se pode enviar mensagens com o consentimento do dono da linha telefônica, de acordo com o que determina a lei conhecida como Telephone Consumer Protection Act.

Sameer Syeed argumenta na ação que recebeu 9 mensagens de texto da campanha Beto for Texas sem ter autorizado esse tipo de contato. Ele diz ter tentado barrar essas mensagens, enviando avisos de volta para o número que aparecia como remetente, mas nunca teve resposta.

Na ação, Syeed pede que a campanha de Beto O’Rourke pague, pelo menos, US$ 500 (cerca de R$ 1.900) para cada mensagem de texto enviada para ele e para todos os outros texanos que não deram autorização.

Segundo o “The Fort Worth Star-Telegram”, o diretor de comunicação da campanha processada, Chris Evans, disse que todas as ações foram legais.

EUA USAM MAIS SMS
Nos Estados Unidos, o sistema de mensagens mais popular é o SMS –as mensagens de texto enviadas por meio das companhias telefônicas de celulares.

O WhatsApp é usado pelos norte-americanos, mas em menor escala.

A indústria de telefonia nos EUA barateou o custo de SMS muito mais rapidamente do que em países em desenvolvimento, como o Brasil. Há muitos anos os pacotes das operadoras passaram a incluir o envio dessas mensagens de texto de maneira ilimitada, sem custo extra. Isso barrou a entrada mais vigorosa de sistemas como o WhatsApp.

No Brasil e em outros países do Terceiro Mundo, a telefônicas demoraram a perceber o que estava se passando e o WhatsApp —que usa a internet para enviar os texto e imagens— acabou se consolidando.

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360