Ana Maria Braga está enfrentando uma batalha judicial pelo Louro José.
A apresentadora move ação na Justiça em busca de ser reconhecida como criadora do personagem que a acompanha há décadas na TV. Sim, Ana quer garantir ‘a guarda’ do Louro.
O processo será julgado pela 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça na próxima terça-feira (16).
A apresentadora move ação contra dois artistas que confeccionaram o boneco, garantindo que é a responsável pela imagem e voz do personagem.
A loira pede uma indenização de R$ 650 mil por danos morais, no processo aberto em setembro de 2012. Na época, a Justiça pediu para que Ana apresentasse mais informações para o caso.
Em tempo, só o dono dos direitos do Louro José pode faturar com licenciamento de produtos do mesmo. E não há dúvidas do sucesso do personagem.
Ana Maria alega que criou o Louro José (interpretado e manipulado por Tom Veiga) em 1997, inspirado no papagaio de estimação da família. A apresentadora diz teria encomendado a confecção de um boneco de um papagaio com características ditadas por ela.
O personagem teria sido registrado por ela na Escola de Belas Artes. Os profissionais contratados para a confecção do boneco pediram a anulação desse registro e travaram uma batalha judicial contra a loira.
Fonte: R7
Créditos: R7