Duelo

PT verde-amarelo e antipetismo darão o tom na volta à TV

RIO E SÃO PAULO — O horário eleitoral na televisão recomeça hoje, agora com cinco minutos para cada um dos presidenciáveis que passaram para o segundo turno. Segundo as estratégias traçadas pelos partidos, tanto a propaganda de Jair Bolsonaro (PSL) quanto a de Fernando Haddad (PT) será baseada em dois eixos: exaltação à personalidade do candidato e ataques ao adversário.

RIO E SÃO PAULO — O horário eleitoral na televisão recomeça hoje, agora com cinco minutos para cada um dos presidenciáveis que passaram para o segundo turno. Segundo as estratégias traçadas pelos partidos, tanto a propaganda de Jair Bolsonaro (PSL) quanto a de Fernando Haddad (PT) será baseada em dois eixos: exaltação à personalidade do candidato e ataques ao adversário.

Com a intenção de explorar o sentimento antipetista, Bolsonaro vai estrear seu programa veiculando imagens da crise econômica na Venezuela e também com críticas ao regime de Cuba. A campanha pretende associar cenas de pobreza e violência aos governos de esquerda.

Em uma segunda parte da propaganda, Bolsonaro vai contar sua história e se direcionar às mulheres, o eleitorado mais resistente à sua candidatura. O capitão da reserva do Exército vai revelar como conheceu sua atual mulher, Michelle Bolsonaro, e dizer que, à época, ela era “mãe solteira”. Bolsonaro vai falar também de sua filha caçula, Laura, de 7 anos. O trecho em que ele se emociona, já divulgado na internet, também será mostrado.

No encerramento, será exibido um clipe com imagens de militantes em várioas cidades do país, incluindo Juiz de Fora (MG), onde o candidato levou uma facada no dia 6 de setembro. A equipe da campanha quer exaltar “a imagem de herói” de Bolsonaro.

O primeiro programa usará depoimentos de Bolsonaro gravados antes do atentado na cidade mineira, e será reprisado amanhã. Com apenas oito segundos no primeiro turno, o candidato do PSL terá direito aos mesmos cinco minutos por programa que Haddad. Um novo programa será exibido apenas na segunda-feira. Amanhã, o candidato gravará novos filmes na casa do empresário Paulo Marinho, no Jardim Botânico, na Zona Sul.

Já o programa de televisão e as inserções comerciais de Fernando Haddad pretenderão desconstruir a imagem do adversário e intensificar a personalidade do petista, evitando mostrá-lo como dependente do ex-presidente Lula. A identidade visual da propaganda também será alterada. Sairá o vermelho e entrarão as cores da bandeira nacional (verde, amarelo e azul).

No primeiro turno, o programa petista foi voltado quase exclusivamente à vinculação entre Lula e a Haddad e ao resgate das realizações da gestão do ex-presidente (2003-2010). Os ataques a Bolsonaro só foram ao ar no último dia de programa, quando o PT exibiu um vídeo em que era destacado que o adversário votou na Câmara contra projetos de interesse dos trabalhadores.

Internamente, havia uma discussão sobre a necessidade de começar o processo de desconstrução de Bolsonaro ainda na etapa inicial da eleição. Agora, a ordem é partir para o ataque. Vídeos com falas do adversário contra o Bolsa Família, que já têm sido divulgados nas redes sociais, devem ser levados ao horário eleitoral. O PT também tem armazenado falas do economista Paulo Guedes, guru econômico e previamente nomeado ministro da Fazenda em um eventual governo do candidato do PSL, com críticas ao programa social.
Por outro lado, o PT tentará mostrar a história de vida de Haddad e sua relação com a família com destaque para o casamento de 30 anos com Ana Estela. Seria uma reposta a propagações de líderes religiosos contra o candidato.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo