Com cerca de 95% das urnas apuradas e o resultado de segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) definido, internautas começaram a atacar o Nordeste — região em que o Partido dos Trabalhadores conseguiu seu melhor resultado — nas redes sociais. Xingamentos e pedidos para que os estados daquela região do país fossem separados do Brasil ficaram entre os assuntos mais comentados na web na noite deste domingo: “Haddad no segundo turno, vocês tão de sacanagem. Alguém tira o nordeste aí, por favor”,
“Se o nordestino tivesse a cabeça redonda pensaria melhor”, constava de uma das mensagens publicadas no Twitter.
Outro usuário disse que o “povo nordestino votou em Haddad só por causa do Bolsa Família. Ninguém quer trabalhar”. ” Nordestino vota no PT, mas depois vem pro Sul procurar emprego”, comentou outro internauta.
“Pelo amor de Deus, vamos separar o nordeste do resto do Brasil”, postou ainda outro usuário. “Nordestino não é gente. Essa eleição foi só mais uma prova disso”, escreveu um homem.
Depois que as críticas começaram a ficar numerosas na web, internautas começaram a postar mensagens de apoio aos nordestinos:
“Deveriam separar o nordeste do restante do país já que é a única região que ainda tem inteligência na hora de votar”, escreveu um internauta.
O comportamento dos usuários após a divulgação dos resultados repetiu o que já havia sido feito no pleito de 2014. Militantes tucanos e petistas continuaram a troca de ofensas que marcou o debate nas redes. Eleitores mais radicais do PSDB chegam a pedir a separação dos estados que deram maioria a Aécio enquanto petista defendem a expulsão dos adversário para Miami.
Em alguns casos, os posicionamentos políticos tiveram características racistas e preconceituosas. O desempenho no Nordeste, a segunda mais populosa do país, foi o principal foco de ofensas nas redes.
Fonte: O Globo
Créditos: O Globo