Seca: Cícero Lucena cobra auxílio do Governo Federal

Os prefeitos paraibanos que participam da XV Marcha dos prefeitos a Brasília participaram nesta quarta-feira (16), no Senado Federal, de audiência com os integrantes da bancada Federal da Paraíba.

O senador Cícero Lucena (PSDB) defendeu o efetivo engajamento do Governo Federal, no auxílio aos municípios que enfrentam graves com problemas com a estiagem prolongada. O parlamentar confirmou presença na reunião que será realizada amanhã, às 9h, no Ministério da Integração Nacional.

-Quero dizer que serei a voz de todos vocês, em todas as ocasiões, pois já fui prefeito e quem já foi e conhece a realidade dos municípios, nunca deixa de ser, iniciou Cícero.

Ele cobrou do Governo Federal uma ação semelhante ao incentivo que foi concedido na região Sul, onde o milho está sendo vendido por R$18 reais. “Na Paraíba a CONAB vai vender por R$32 reais. Essa é lamentável prova da discriminação com o Nordeste. Nós precisamos de incentivo, pois o milho no Sul na maioria das vezes serve para a alimentação dos animais, na Paraíba é para o consumo humano”, protestou.

O parlamentar insistiu na urgente necessidade da renegociação das dívidas dos agricultores nordestinos junto ao Banco do Nordeste. “Tomando as terras dos pequenos e médios agricultores, o Banco vai se tornar o maior latifundiário do Brasil. O Governo deve enfrentar esse problema de frente e resolver com sensibilidade a situação dos nordestinos”, reafirmou.

Para a reunião com ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) defendeu a elaboração de uma pauta conjunta. “Precisamos saber o que é mais urgente, para apresentar ao ministro um conjunto de prioridades emergenciais. A Paraíba clama por auxílio, pois a seca castiga nosso povo.”, observou Ruy.