Com previsão de divulgação nessa quarta (12) a pesquisa da 6Sigma deve permanecer com seus dados em sigilo. Por 6 votos a 0, diretores do grupo 6SIGMA decidiram não divulgar novos números de pesquisa eleitoral para presidente, governo e senado.
De acordo com o diretor geral do Grupo 6Sigma, Everton Diego Lima Dantas o que resultou na não divulgação foi um conjunto de situações. Everton informou que logo após o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral foi requerido por uma coligação os dados dos pesquisadores e coordenadores da pesquisa.
“A lei prevê isso, temos que encaminhar esses dados para quem requerer. Mas ter acesso aos dados dos pesquisadores é um risco. Sabendo que essa é uma possibilidade de contaminar os resultados, optamos por não divulgar os dados nesse momento. Essa mesma equipe está comprometida com outras pesquisas e nós não teríamos como substituir todos a tempo”, explicou.
Pedido de impugnação
O juiz Emiliano Zapata, do Tribunal Regional Eleitoral, negou pedido de liminar objetivando suspender a divulgação da pesquisa realizada pela 6Sigma sobre as eleições na Paraíba.
O pedido foi feito pelo candidato a deputado estadual pelo PSB, o radialista Célio Alves, que alegou o descumprimento de requisitos normativos eleitorais aptos a influenciar na confiabilidade de seus resultados.
A divulgação da pesquisa está prevista para acontecer nesta quarta-feira (12).
O Login de Lucélio
Vazou nas redes sociais um print que sugeriria que o candidato Lucélio Cartaxo teria um login que disponibilizaria resultados sobre a pesquisa feita.
Ainda segundo Everton, o Grupo 6Sigma disponibiliza um serviço aos partidos. O SESS (Sistema Eleitoral Seis Sigma) é um sistema que permite que o candidato possa verificar o seu quantitativo potencial de votos por regiões pré-determinadas (norte, sul, leste e oeste) na cidade ou bairros a depender da significância da amostra. O banco de dados é alimentado frequentemente e o partido/candidato que quiser informações deve adquirir seu login no sistema com o Grupo 6Sigma. O sistema é semelhante ao usado pelo Ibope quando afere os números de audiência dos meios de comunicação,
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba