Educação

VEJA VÍDEO: 'A maior premiação para os estudantes são as experiências vividas', secretário de educação Aléssio Trindade comenta frutos do Gira Mundo

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira(11) o secretário estadual de educação, Aléssio Trindade.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira(11) o secretário estadual de educação, Aléssio Trindade. O secretário falou sobre as ações do governo do estado voltadas para o desenvolvimento da educação pública no estado como o programa Gira Mundo.

Aléssio iniciou falando sobre a experiência que a secretaria estadual de educação está vivendo ao receber um prêmio da ONG internacional FS que premiou o programa Gira Mundo em que estudantes da Paraíba são enviados para vivenciarem a experiência de estudarem em países da Europa ou da América do Norte. Para ele o fato da Paraíba ser o estado brasileiro que possui a maior relação de envios de estudantes para a Finlândia deve ter pesado na escolha deste programa pela ONG para receber a premiação. Ele também comentou a experiência da turma de estudantes secundaristas que foram enviados para Israel e que já estão enviando muitos relatos animadores para a Paraíba em relação ao aprendizado obtido durante a viagem.

O secretário também falou que a maior premiação do programa são as experiências oferecidas aos estudantes através do convício com as pessoas dos outros países e citou o exemplo de uma estudante do Sertão paraibano que foi convidada por uma família canadense para estudar medicina na América do Norte assim que concluir o ensino médio e também de o exemplo de um estudante paraibano que está em processo de adoção por uma família espanhola com quem ele conviveu durante sua estadia no país europeu.

Aléssio também falou sobre a meta de que o programa Gira Mundo também passe a oferecer vagas de emprego nas empresas que oferecem serviços para o governo estadual e que assim abririam um espaço no mercado de trabalho para os jovens que estão concluindo o ensino médio nas escolas técnicas estaduais. Aléssio vê esse projeto como uma ideia vantajosa para os estudantes que conseguiriam inserir-se no mercado de trabalho que atualmente é cada vez mais concorrido e também para o governo estadual que receberia uma mão de obra qualificada e dedicada ao bom andamento destas instituições.

Ele também falou sobre uma série de eventos realizados pela secretária buscando promover o empreendedorismo dentre os estudantes das escolas técnicas para que estes possam criar novas experiências que influenciem a sociedade paraibana para melhor. O secretário afirmou que a meta do governo estadual atualmente é expandir esta série de eventos das escolas técnicas e promover os mesmos também para as escolas integrais.

Questionado quais seriam os principais frutos dos anos que ele esteve a frente da secretaria de educação, Aléssio enalteceu a valorização do apoio as escolas afirmando que as escolas do estado da Paraíba conseguiram sair de uma realidade precarizada que sofriam com vários problemas estruturais para a transformação em escolas modernizadas com estruturas que tem a capacidade de atenderem corretamente aos estudantes presentes. Ele também respondeu as críticas que são feitas contra o processo de fechamento de escolas que foi realizado no estado, afirmando que este processo foi necessário uma vez que era preciso para afastar o poder público das raízes do coronelismo que existiu por muitos anos na Paraíba.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/539461819857727/?fb_dtsg_ag=AdyascMSVPePTqoZlsdbLWKDk3_ZFGdv-cxOk_LQSxkn4Q%3AAdwjDqzqGbY-1VOPgqWxSvOY3Dp9t8I9BAw2fROmrD9RjA

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba