No livro “Batalhas Eleitorais – 25 Anos de Marketing Político”, o publicitário Chico Santa Rita narra a odisseia do doutor Ulysses Guimarães para tentar conquistar votos na eleição presidencial de 1989, quando concorreu pelo antigo PMDB. Um dos maiores especialistas em campanhas eleitorais, Santa Rita fez o marketing da campanha de Ulysses a pedido do seu amigo Orestes Quércia, governador de São Paulo, para quem trabalhara em outras campanhas e conta que Ulysses, durante grande parte da campanha, agiu de forma messiânica, crente de que poderia sair vitorioso, por ser identificado como expoente de lutas pela redemocratização e contra o arbítrio. No entanto, Ulysses chegou a ter menos votos que Enéias Carneiro, o folclórico candidato do Prona, cujo tempo de televisão permitia-lhe apenas dizer seu nome. O eleito naquela disputa foi Fernando Collor de Mello, em dramático segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Os Guedes
Créditos: Lenilson Guedes