A programação do desfile de 7 de setembro em João Pessoa, vai começar às 8h desta sexta-feira (7), no Centro. De acordo com o 1º Grupamento de Engenharia, que coordena o evento, mais de 7 mil pessoas devem participar do desfile em comemoração ao Dia da Independência, entre militares e civis.
O evento vai começar na avenida Presidente Getúlio Vargas, com a revista das tropas militares, que vai ser feita pelo governador e pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia. Em seguida, ocorrerá o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER-PB).
O desfile terá início às 8h30, na Avenida Duarte da Silveira e os participantes devem ser distribuídos entre os grupos, seguindo a sequência:
-Tropas Federais;
-Tropas Estaduais;
-Órgãos de Segurança Pública;
-Grupos de Portadores de Necessidades Especiais;
-Escolas Públicas e Particulares;
-Entidades de Classe.
Do Exército, devem desfilar cerca de 650 militares em 30 equipamentos e viaturas, com tropas dos quartéis de João Pessoa e Bayeux. O Exército também contará com a presença de de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do Batalhão Suez, ex-integrantes de Forças de Paz, Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e integrantes da Associação Paraibana de Oficiais da Reserva R2 do Exército.
A programação da Polícia Militar no desfile começa a partir das 6h, com a parada matinal e incorporação do pavilhão nacional, na frente do comando geral da corporação, na Praça Pedro Américo, no centro de João Pessoa. No local, terá a mensagem do comandante-geral para os mais de 700 policiais que vão desfilar em comemoração aos 196 anos de independência do Brasil de Portugal, que foi declarada em 7 de setembro de 1822.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, irão participar do desfile cívico aproximadamente 1,5 mil alunos de 18 escolas.
De acordo com os Bombeiros, a corporação desfilará com 553 pessoas. O pelotão contará com a participação dos bombeiros militares, crianças e adolescentes beneficiárias dos projetos sociais do CBMPB, alunos do ‘Bombeiro Mirim’ e ‘Bombeiro Gol 10’ e a Banda de Música do CBMPB, que coordenará o ritmo do desfile.
Durante o desfile, os bombeiros efetivos desfilarão com uma fita preta no uniforme. O detalhe simboliza o luto pela perda do sargento Joselio Souza Leite, bombeiro assassinado no último dia 30 de agosto enquanto trabalhava em um quartel da corporação.
Segundo o Exército, 300 militares estarão envolvidos na organização, segurança e logística do desfile. Para coordenar toda a estrutura, foi criado um Centro de Coordenação e Controle, nas instalações do DER, com as funções de monitorar e acompanhar o ambiente, para oferecer mais segurança ao público e participantes do evento.
Fonte: G1
Créditos: –