O processo de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi incluído na pauta de julgamentos da sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desta sexta-feira (31).
O TSE informou que o relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, levará a julgamento a análise em definitivo sobre a candidatura de Lula, e não apenas os pedidos de decisão liminar (provisória) feitos pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pelo partido Novo. A PGR e o Novo querem excluir Lula do horário eleitoral gratuito e impedir sua participação na campanha antes mesmo do fim do julgamento de sua candidatura pelo TSE.
A candidatura de Lula foi contestada em 16 impugnações de advogados e adversários políticos e também foi alvo de um pedido da PGR para ser impedida pela Justiça.
Na pauta de julgamento da sessão extraordinária desta sexta estão também os pedidos de registro dos candidatos à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).
As sessões do TSE podem ser acompanhadas pelo público do auditório onde são realizados os julgamentos, na sede do tribunal, em Brasília, ou por meio da internet. A sessão dessa sexta começa às 14h30 e será retransmitida pelo UOL.
São dois os pedidos de decisão liminar contra Lula. A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que o TSE negue de forma liminar a candidatura petista, ou seja, antes do julgamento final do processo, e impeça que Lula realize qualquer ato de campanha.
Fonte: UOL
Créditos: UOL